Secretarias / Departamentos
Casa da Cultura Josephina Bento

CASA DA CULTURA JOSEPHINA BENTO

A Casa da Cultura Josephina Bento é considerada a construção mais antiga da cidade, localizada na atual Praça Milton Campos. Edificada pelos primeiros moradores da região, está situada próximo da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo em uma parte elevada da cidade. Essa parte elevada da cidade constitui o centro do núcleo original do povoado até o início do século XX, quando foi construída a ferrovia do Riacho das Areias, no qual houve um crescimento em direção ao norte da cidade. De acordo a geógrafa Terezinha Assis, prova dessa centralidade na “Igreja Velha” (antiga Matriz de Nossa Senhora do Carmo), erguida em 1754 e demolida em 1969, no qual ficava “edificada com a frente voltada para o sul (Bandeirinha) e de costa para o centro da cidade”.

O casarão foi construído de acordo com fontes históricas no século XVIII, em uma técnica construtiva antiga conhecida como “pau-a-pique” (pau e barro), sendo assim um  importante exemplar do período inicial da história de Betim, refletindo em sua história a evolução arquitetônica e ocupacional do município. Assim, no período da formação da povoação inicial, ocorrida em função da posição estratégica da localidade, o casarão foi usado como pousada de tropeiros que vinham das regiões de Goiás e São Paulo em direção à Sabará e Pìntagui, como também a outros centros de mineração. Neste sentido, representa bem a arquitetura colonial desse final de século XVIII em Minas Gerais.

Localizada numa esquina e com portas voltadas diretamente para a rua, a edificação possui, como era comum, estrutura autônoma de madeira, com cunhais aparentes. O partido quadrangular eleva-se acima do passeio público através de alicerces de pedras. Também em pedra estão as diversas escadas que dão acesso à edificação que se explicam pelo primitivo uso comercial dado à mesma.

Ao longo da história, a edificação recebeu outros usos, quase sempre comerciais. O último foi uma mercearia. Foi desapropriada pela Prefeitura de Betim em 1984, restaurada em 1986, e inaugurada em novo formato, como Casa da Cultura Josephina Bento, em maio de 1987, em homenagem  a Professora Josephina Bento da Costa. Desde então, o prédio tem sido um centro vital de atividades culturais na cidade. Abriga exposições de artistas locais, lançamentos de livros, apresentações musicais, palestras e cursos, além de outros eventos culturais. Além disso, seu acervo inclui peças históricas que ajudam a preservar a memória e a identidade de Betim. Reconhecida e protegida pelo município desde 1997, a Casa da Cultura Josephina Bento é um tesouro cultural que enriquece a vida da comunidade.

Histórico da Josephina Bento da Costa

Josephina Bento da Costa, filha da lavandeira Raimunda Petrina da Costa e órfã de pai desde o seu nascimento, ocorrido em 21 de março de 1903, na cidade de Ouro Preto. Originária de uma família de condição econômica modesta, Josephina enfrentou desafios desde jovem, trabalhando para custear seus estudos. Seu ingresso no magistério iniciou-se aos 19 anos, lecionando por um curto período em sua cidade natal, em uma escola associada ao Asilo Santo Antônio.

Inspirada pelas experiências de outras educadoras formadas fora de sua cidade, Josephina contou com o apoio de seu amigo Baeta Neves, então senador, para obter uma designação do Estado e lecionar em Capela Nova, Distrito de Santa Quitéria, atual Betim, na região de Vianópolis. Sua nomeação foi formalizada por meio de decreto assinado pelo então Governador Fernando de Mello Vianna.

De 1929 a 1957, Josephina dedicou-se ao ensino no Grupo Escolar Conselheiro Afonso Pena. Mesmo após sua aposentadoria em 1957, continuou a contribuir para a educação das crianças, passando a trabalhar no Grupo Escolar Clóvis Salgado. Em 28 de maio de 1987, o mais antigo casarão da cidade foi restaurado, tornando-se a principal referência e memorial da região: a Casa da Cultura Josephina Bento. Este importante espaço cultural da cidade perpetua o nome de Josephina Bento, em reconhecimento à sua significativa contribuição como educadora respeitada.

Josephina Bento veio a falecer em 28 de março de 1997, tendo seu corpo velado na Casa da Cultura em 29 de março, e sepultado no cemitério Nossa Senhora do Carmo.

CASA DA CULTURA JOSEPHINA BENTO

Endereço: Av. Padre Osório Braga, 18, Centro.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Para agendamento de grupos escolares:

Email: secultbetim.patrimonio@gmail.com

05/04/2024