23 OUT 2023
ESPORTES
Copa Vagalume: competição, que começa nesta terça (24), terá “Troféu Craque do Jogo” para acirrar a disputa

As noites de Betim ficarão mais iluminadas com disputas eletrizantes de futebol, a partir desta terça-feira (24). É a Copa Vagalume, competição promovida pela prefeitura em parceria com a Liga de Desportos de Betim (LDB), que celebra o projeto de iluminação profissional com refletores de LED executado pela gestão municipal nos campos de futebol da cidade. A bola rola às 19h30, no campo Domingos Gomes Vieira, o "Domingão", no bairro Granja Verde, com partida entre Capelinha Esporte Clube e Renascença Futebol Clube. Além de poder disputar um torneio inédito, os atletas terão um motivo extra para entregar tudo em campo: o “Troféu Craque do Jogo”, premiação que será concedida para o jogador de destaque da partida ao fim de cada jogo.

A novidade é uma ideia da organização da Copa e foi projetada pelos alunos do Curso de Modelagem e Impressão 3D do Instituto Ramacrisna. Desenvolvido no FabLab, laboratório de inovação do instituto, o troféu tem modelo tridimensional com processo de adesivação diferenciado. Para a confecção dos troféus foram utilizadas tecnologias avançadas, incluindo softwares de desenvolvimento gráfico e modelador de imagens 3D, com técnicas inovadoras de criação, modelagem, cortes e alinhamentos.

“Participar desse projeto é muito gratificante e marca positivamente minha trajetória no Instituto Ramacrisna. Aqui integrei o programa ‘Meninas em Rede’, que tem a proposta de inserir as mulheres no mercado tecnológico, área cuja presença masculina é predominante. Hoje sou estagiária no laboratório e ver o fruto de nosso trabalho por toda a cidade é maravilhoso”, conta a aluna Jeniffer Marinho.

A coordenadora de projetos do FabLab, Aline Fauez, reforça o papel do Instituto para a comunidade de Betim. “O FabLab foi criado com o objetivo de promover a inserção digital das crianças que moram nas áreas rurais e em bairros de periferia, que, em sua grande maioria, não possuem fácil acesso à informação e tecnologia. Colocar nossos alunos em contato com esse projeto é muito significativo para nós. A oportunidade de fabricar o troféu da Copa Vagalume reforça nosso compromisso em inovação de projetos e criação de oportunidades para os nossos alunos”.

“O Troféu Craque do Jogo é mais um importante incentivo de projeção aos atletas que vão disputar a Copa Vagalume. É uma novidade que vai estimular ainda mais a entrega em campo, garantindo jogos acirrados, em alto nível, para deleite dos torcedores e entusiastas do futebol. Estamos ansiosos também para ver quem vai faturar essa premiação em cada partida e, pelo que estamos acompanhando da preparação, será difícil eleger um só”, destaca a secretária municipal de Esportes, Erika Brant.

O presidente da Liga de Desportos de Betim (LDB), Beto Santana, ressalta que a iniciativa valoriza ainda mais a competição. “A proposta fará toda a diferença para a Copa. O futebol desempenha um papel social muito importante nas comunidades da cidade, e Betim vive o futebol amador. É uma cultura e uma tradição aqui. E a partir do momento que implantamos a ideia de premiar um atleta individualmente a cada partida, a motivação deles passa a ser muito maior. Estamos empolgados para ver a diferença que esse incentivo fará na intensidade dos jogos”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024