10 AGO 2023
PLANEJAMENTO URBANO
Betim reapresenta traçado alternativo para o Rodoanel em audiência do Plano Diretor da Região Metropolitana

A Prefeitura de Betim participa, nesta sexta-feira (11), do 1° ciclo de Audiências Públicas sobre a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH), promovido pelo Governo de Minas. O objetivo das reuniões, segundo o Estado, é conhecer os projetos dos 34 municípios que compõem a grande BH e apresentar o diagnóstico preliminar para apreciação da sociedade. Nessa primeira fase, as cidades formarão duplas para audiências conjuntas e Betim será parceira de Juatuba, onde será realizada a primeira reunião – às 18h30, no auditório da Escola Municipal Elza de Oliveira Saraiva. Na ocasião, Betim apresentará projetos, empreendimentos e diretrizes de impacto regional, dentre eles a proposta alternativa de traçado para o Rodoanel Metropolitano.

Diferentemente do projeto do Estado, a proposta da Prefeitura de Betim para o Rodoanel atenua danos urbanísticos, sociais, ambientais e econômicos à região. O desenho do município reduz expressivamente os efeitos de desapropriações, não fragmenta as cidades ao meio – cortando bairros, equipamentos públicos e empresas, por exemplo - e tem impacto zero na Área de Preservação Ambiental de Vargem das Flores - enquanto o projeto do Governo de Minas tem boa parte do traçado dentro da APA e dentro das cidades.

Além disso, a proposta do município apresenta desenho da malha viária que conecta o Rodoanel a nove rodovias e abrange sete cidades: Betim, Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Sarzedo, Brumadinho, Ibirité e Nova Lima, e propicia melhorias no acesso a outros municípios como Juatuba, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Mário Campos e Mateus Leme. Com isso, o traçado proposto por Betim também amplia a mobilidade urbana na RMBH, com melhor distribuição do trânsito pesado, em vez de concentrá-lo nas zonas com alto número de residências, o que provocaria, consequentemente, inúmeras desapropriações.

“O PDDI é uma iniciativa de suma importância, pois ajuda a compatibilizar as atividades dos municípios, cada qual com suas características e peculiaridades, permitindo com que cada um apresente o que projeta para seu território. Por isso, Betim reafirma sua proposta de traçado alternativo para o Rodoanel, que possui uma abrangência benéfica para toda a região metropolitana. Além disso, apresentaremos outros projetos de mobilidade, urbanismo, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, como o aeródromo, que será um marco também para toda a região com um novo modal de transporte, diversificando a economia local. Então, é uma iniciativa que vem complementar o planejamento que cada município traça e possibilitar uma convergência entre eles”, ressalta o secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas, que representará o prefeito Vittorio Medioli na audiência.

Mobilidade, desenvolvimento e sustentabilidade

Outros importantes empreendimentos da atual gestão já contemplados pelo Plano Diretor do município também serão pauta de Betim na audiência do PDDI-RMBH. O projeto de continuação da Via Expressa que irá interligar, em via de acesso rápido, as cidades de Belo Horizonte, Betim, São Joaquim de Bicas e Brumadinho é um deles. Além de encurtar distâncias e permitir um trânsito mais ágil – reduzindo consideravelmente o fluxo da BR-381 e do Anel Rodoviário -, o projeto impulsionará o desenvolvimento econômico da região, permitindo, também, acesso fácil ao aeródromo. Previsto no Plano Diretor de 1996, o projeto do aeródromo deverá receber pousos e decolagens em 2025. O empreendimento, que deve ser o próximo grande marco econômico da região, abrigará pista de pouso de 1.800 metros de comprimento por 45 metros de largura na primeira etapa, com possibilidade de expansão ao longo dos anos para 2.500 metros de comprimento.

A construção já em andamento da Via Icaivera, projeto em parceria com o setor privado que interligará a região ao centro de Betim e a outras importantes vias de acesso da cidade, também faz parte do escopo de apresentação de Betim. Objeto da Operação Urbana Consorciada Via Icaivera, o projeto visa promover melhores condições de acesso e mobilidade de toda a região, com desenvolvimento planejado, ambientalmente sustentável e compatível com a provisão da infraestrutura urbana e social.

Outra iniciativa é a implantação da Via das Indústrias, obra definida pelo Plano Diretor Municipal vigente que tem como objetivo ligar os trechos de Betim da Via Expressa e da BR-381 com a cidade de Ibirité. Esse projeto incrementará a conexão de Betim com os demais municípios da RMBH, com alternativas de deslocamento, e disponibilizará a infraestrutura e os serviços urbanos previstos na legislação urbanística local e metropolitana.

Betim apresentará ainda o projeto, também em andamento, de ampliação da avenida Fausto Ribeiro, importante ligação do bairro Bandeirinhas com a rodovia BR-262 e com os municípios de Sarzedo e Ibirité.

O escopo do município abrange ainda projetos sustentáveis. Um deles é o Betim Parques Sustentabilidade, que prevê, em parceria com a iniciativa privada, a formatação de grandes espaços para proteger 12 APAs da cidade, com a instalação de atrativos turísticos e temáticos compatíveis com a vivência da flora e fauna local.