08 AGO 2023
Betim apresenta o Vacimóvel para a Organização Pan-Americana da Saúde
Primeira unidade móvel de vacinação do país na rede SUS, posto-volante foi essencial para o sucesso da vacinação contra a covid-19 na cidade

A convite da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) - órgão da Organização Mundial da Saúde -, a Prefeitura de Betim apresentou, nesta terça-feira (8), em Brasília, o projeto do Vacimóvel. Instituído em novembro de 2021, o posto-volante foi a primeira unidade móvel de vacinação do país na rede pública de saúde e teve grande importância para o sucesso da campanha de vacinação contra a covid-19 no município. Participaram da reunião a enfermeira da prefeitura Adriane Couto, representantes da Opas, do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações.

“Foi com grande satisfação que recebemos a carta da Opas, parabenizando a atual gestão e as equipes de saúde de Betim pela estratégia de intensificação da vacinação por meio do Vacimóvel. Este reconhecimento é muito importante e estamos muito gratos pela oportunidade de compartilhar essa experiência exitosa, por meio da servidora Adriane Couto, que fez a apresentação do projeto. Nosso Vacimóvel está servindo de modelo e poderá chegar a vários outros municípios do país e do mundo, contribuindo com o processo de melhoria das coberturas vacinais”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

Do início da operação até março deste ano, o Vacimóvel disponibilizou mais de 46 mil doses de vacinas contra a covid-19, o que representa 10% da imunização do  município. Na campanha de vacinação contra a meningite C, o posto-volante foi o responsável por 21,96% das doses aplicadas. Durante o período chuvoso, a unidade móvel circulou pelos abrigos de pessoas vítimas de enchentes, atualizando a situação vacinal e aplicando quase 400 doses da vacina contra hepatite A. Na campanha contra a poliomielite, em 2022, o Vacimóvel também foi fator determinante para ampliar a cobertura vacinal diante da baixa adesão.

O veículo circula pelos pontos mais movimentados da cidade onde há maior circulação de pessoas, como praças, eventos culturais e esportivos, feiras livres, empresas e instituições de ensino A unidade oferece vacinação tanto em horário comercial como em horários alternativos, como no período noturno e aos fins de semana.

“O Vacimóvel é uma ferramenta de extrema importância na estratégia de imunização do município. Ele é uma sala de vacinas volante idealizada para melhorar o acesso da população à imunização. Com ele, estamos conseguindo alcançar um maior número de pessoas e ter melhor cobertura vacinal em Betim”, afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024