Em 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Para celebrar a data, que visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno e da doação do leite excedente, o Banco de Leite Humano (BLH) da Prefeitura de Betim promove duas importantes ações ao longo do mês.
Nesta sexta-feira (17), será promovido um encontro entre as mães doadoras e as famílias dos bebês que receberam o leite doado durante a internação no Centro Materno-infantil. Durante a confraternização, que será das 14h às 17h, na Casa da Cultura, as famílias poderão participar de dinâmica em grupo, roda de conversa sobre homeopatia e oficina de dança materna para as mães e bebês de colo.
Nos dias 22 e 23 de maio, a prefeitura promove o curso “Manejo Clínico do Aleitamento Materno”, voltado para profissionais que atuam no Banco de Leite, no Centro Materno-infantil e nas Unidades Básicas de Saúde, e para demais pessoas interessadas no tema. O objetivo é capacitar os trabalhadores para prestar assistência de qualidade a gestantes, puérperas, lactantes e recém-nascidos, estimulando a amamentação e incentivando as mães a serem doadoras. O curso, que terá aulas teóricas e práticas, será realizado das 8h às 17h, no auditório do Hospital Público Regional de Betim. Os interessados podem se inscrever pelo link https://tinyurl.com/23py5j5z.
“O apoio dos profissionais de saúde é determinante para que as mulheres decidam pelo aleitamento materno e pela doação do leite excedente. Nosso objetivo é capacitar profissionais para fortalecer e promover o aleitamento materno em toda a sociedade”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano de Betim, Cláudia Gonçalves de Oliveira.
O leite humano possui nutrientes essenciais para o desenvolvimento e a saúde do bebê. Por isso, a doação é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em unidades neonatais do Centro Materno-infantil de Betim.
O BLH recebe as doações das mães que amamentam e têm leite excedente. Esse leite é pasteurizado seguindo um controle de qualidade que abrange o recebimento do leite doado cru, o processamento, o armazenamento e a distribuição. O leite pasteurizado é oferecido aos bebês internados na unidade neonatal do Centro Materno-infantil. As mães que quiserem ser doadoras ou estiverem com alguma dificuldade sobre a amamentação podem entrar em contato com a unidade para receber orientações e atendimento.
Banco de Leite Humano de Betim (BLH)
Atendimento todos os dias, das 8h às 18h
Endereço: Centro Materno-infantil (avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 3.800, bairro Ingá)
Telefone: (31) 3539-8601