19 JUL 2023
GOVERNO
9ª Semana da Diversidade de Betim conscientiza sobre respeito, inclusão e pluralidade

Betim se prepara para celebrar a diversidade e promover o respeito e a inclusão com a realização da 9ª Semana da Diversidade, iniciativa organizada pelo Conselho Municipal de Atenção à Diversidade LGBTI (COMLGBTI) em parceria com a prefeitura e com o jornal O Tempo Betim. As atividades terão início nesta sexta-feira (21), com uma blitz especial de alerta e conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis, e culminarão com a aguardada 19ª edição da Parada LGBTQIA+, no domingo seguinte (30). Veja a programação completa abaixo.

A Blitz  de Prevenção e Conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) terá distribuição de preservativos e materiais educativos, além de ações de promoção à saúde. A ação ocorrerá na Praça Tiradentes, no Centro, às 15h.

A quarta-feira (26) será marcada pela solenidade oficial de abertura da Semana da Diversidade. A cerimônia será realizada na Câmara Municipal, às 18h e incluirá a premiação de personalidades, comerciantes, empresas e órgãos públicos da cidade que contribuíram significativamente para a causa LGBTQIA+. Será a 12ª edição do Prêmio Direitos LGBTQIA+, um reconhecimento para aqueles que apoiam e defendem a diversidade.

Semana inclui capacitação para profissionais de saúde

Como parte das ações da Semana da Diversidade 2023, a Prefeitura de Betim promove, na quinta-feira (27), o Seminário LGBTQIA+ para profissionais e estudantes da área da saúde. O objetivo é capacitar e sensibilizar a equipe da rede SUS Betim para o atendimento e o cuidado dessa população em suas especificidades. No dia, será apresentado também o fluxo para solicitação de uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). O seminário ocorre no auditório do Centro Administrativo e será aberto para duas turmas - turma 1, das 8h às 12h, e turma 2, das 13h às 17h. Para participar presencialmente, os interessados devem se inscrever pelos links https://corta.link/D064V (turma 1) e https://corta.link/yNhFN (turma 2). O seminário será exibido também no canal oficial da Prefeitura de Betim no YouTube, das 13h às 17h.

“O seminário visa capacitar os profissionais da rede SUS Betim  para realizarem um atendimento em saúde qualificado para o população LGBTQIA+, com atenção, respeito e dignidade, respeitando suas especificidades e acolhendo a todos em sua integralidade”, explica o Diretor Operacional da Saúde, Nilvan Baeta.

19ª Parada LGBTQIA+

A pré-parada e a comemoração dos 15 anos do movimento organizado estão programadas para o sábado (29), a partir das 12h, com a promoção de uma feijoada beneficente no Rosário Bar. “Será um momento de confraternização e fortalecimento do movimento, com o objetivo de arrecadar fundos para projetos e ações em prol da comunidade LGBTQIA+”, explica a suplente do COMLGBTI e uma das organizadoras da Semana da Diversidade, Leônidas Ferraz.

No domingo (30), o ponto alto das celebrações será a 19ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Betim. A concentração terá início às 12h, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Braga, seguida por uma emocionante marcha pela avenida Edmeia Mattos Lazzarotti e pelo entorno da Praça do Encontro, rertornando, depois, para o estacionamento do ginásio. Lá o público participante poderá se divertir com a apresentação das artistas Titia Kayete, Lorena Simpson, Wandera Jones e a banda Fator Zero, que comandará o show de encerramento.

21/7 - Abertura Oficial e Blitz de Prevenção Conscientização das ISTs
          16h às 18h - Praça Tiradentes

26/7 - Abertura Oficial e entrega do Prêmio Direitos Humanos LGBTQIA+ 2023

18h - Câmara Municipal de Betim

29/7 - Pré-parada e feijoada beneficente.

12h - Rosário Bar (Rua do Rosário, 650, Angola)

30/7 - 19ª Parada do Orgulho LGBTQIA+

12h - concentração no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Braga

16h - desfile pela avenida Edmeia Mattos Lazzarotti e pelo entorno da Praça do Encontro