24 JAN 2024
Janeiro Roxo: Betim realiza ações de prevenção à hanseníase

“Janeiro Roxo” é a campanha realizada sempre no primeiro mês do ano em prevenção à hanseníase. A doença, que ainda acomete a população e está cercada de mitos e preconceitos, receberá atenção especial da Prefeitura de Betim nos próximos dias. Além do 30º Concerto contra o Preconceito, evento que também trabalha a conscientização da população acerca da hanseníase, o município preparou outras ações voltadas para profissionais de saúde, nesta sexta-feira (26), e para toda a população, nas próximas terça (30) e quarta-feira (31).

A hanseníase tem apresentado uma subnotificação de casos em todo o país. Em Betim, segundo dados da Vigilância Epidemiológica municipal, foram notificados em 2023 apenas dez casos da doença. Em 2021, somente seis e, em 2022, sete casos da doença foram registrados. “Apesar da subnotificação, sabemos que a hanseníase ainda infecta muitas pessoas. O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno evitam sequelas graves, que podem ser permanentes, gerando incapacidade. Por isso, é importante conscientizar a população sobre a doença, disseminar informações corretas e combater o preconceito, além de qualificar os profissionais para realização do diagnóstico rápido”, explica o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Joanilson Guimarães.

Na sexta-feira (26), das 8h às 12h, será promovido o seminário “Janeiro Roxo: sensibilização para o enfrentamento da hanseníase”, voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e para a equipe multiprofissional da atenção primária à saúde. O objetivo do seminário é sensibilizar os profissionais para realização de uma abordagem mais qualificada e um diagnóstico mais oportuno. Os interessados poderão se inscrever pelo link https://encurtador.com.br/cFLVY.

Na terça (30) e na quarta-feira (31), das 9h às 12h, será realizada uma ação de conscientização para a população na Praça Tiradentes, no centro da cidade. Quem passar pelo local receberá material informativo sobre a doença, orientações sobre como identificar os sinais e sintomas da hanseníase e, se desejar, poderá passar pela avaliação de médico e enfermeiros em um consultório montado na praça.

A hanseníase

Causada pela bactéria Mycobacterium Leprae (bacilo de Hansen), a hanseníase é  uma doença infecciosa que afeta a pele e os nervos periféricos. Sua transmissão se dá pelo contato com secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro de doentes sem tratamento. Se não tratada, a doença pode causar sequelas permanentes e incapacitantes, como deformidades e mutilações, redução da mobilidade dos membros e até cegueira.

A hanseníase tem cura e, quanto mais rápido tratada, menor é o risco de  agravamento da doença. As 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade oferecem acolhimento, atendimento médico para realização do diagnóstico precoce e o tratamento, que é gratuito.

Caso a pessoa apresente algum sinal ou sintoma suspeito, deve procurar a UBS de referência para passar por avaliação médica. Os principais sinais e sintomas da doença são:

– manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil;

– sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros;

– perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração;

– inchaço e dor nas mãos, pés e articulações;

– dor e espessamento nos nervos periféricos;

– redução da força muscular, sobretudo nas mãos e nos pés;

– caroços no corpo;

– pele seca;