13 DEZ 2023
Candidatos da região Norte e do Petrovale vencem Concurso Beleza Negra 2023

A Casa da Cultura Josephina Bento foi palco, na noite dessa terça-feira (12), da final da 5ª edição do concurso Beleza Negra Betim 2023. O evento, promovido pela prefeitura, em parceria com Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, reuniu os 20 finalistas - dez homens e dez mulheres - que venceram as seletivas realizadas ao longo de setembro e outubro em todas as regiões da cidade. Após avaliar critérios como beleza, desenvoltura, simpatia e torcida, a banca composta por sete jurados escolheu como vencedores a jovem Giovana da Silva, de 19 anos, do Petrovale, e Ualter Ventura, de 29 anos, da região Norte. Ao todo, cerca de 250 candidatos participaram das seletivas.

Além do casal vencedor, foram premiados os casais que ficaram em segundo e em terceiro lugar. Giovana e Ualter levaram para casa R$ 4.500 em prêmios. Já os segundos colocados - Kelly Ventura (Norte) e Orleidiano Cruz (Vianópolis) - receberam R$ 3.500 em prêmios. Os terceiros colocados - Francielle Cassiano (Vianópolis) e Deleon Souza (Centro) - receberam R$2.500 em prêmios.

"É inexplicável, estou muito grata e muito feliz! É a primeira vez que participo de um concurso assim e o sentimento é indescritível. É um espaço muito importante para reforçar a importância do empoderamento negro", afirmou Giovana da Silva.

"Estou extasiado! Agradeço a Deus, a todos que têm me apoiado e também à organização desse concurso tão bonito que nos dá esse empoderamento e nos faz ter força dentro da nossa cidade e do nosso país. Acho que todos os participantes são vencedores", ressaltou Ualter Ventura.

"A ideia do concurso não é falar que um preto ou uma preta é mais bonito ou bonita, mas sim falar que nós podemos ser e estar onde quisermos. É um incentivo para a pessoa estudar, ser um professor, vereador, doutor, ou o que quiser. Nós precisamos só de respeito, mais nada", salientou o coordenador do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, José Joaquim de Brito, o Janaúba.

"O concurso teve um resultado muito positivo, fomentou a política de promoção da igualdade racial em toda a cidade. Foi mais um espaço de empoderamento e visibilidade para o povo preto de Betim, afinal o Conselho representa 66% dos pretos e pardos da cidade de Betim", destacou a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Iracema Assis.