02 OUT 2023
Betim realiza ação especial de saúde e cidadania para comunidade do Citrolândia
A Prefeitura de Betim e a PUC Minas realizam, na próxima quinta-feira (5), o evento “Interligados: PUC Minas e Prefeitura de Betim para ações de cidadania”, para a comunidade da Escola Estadual Gramont Alves Gontijo, na região do Citrolândia. Das 8h às 17h, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, alunos e professores da universidade promoverão diversas atividades de educação em saúde e cidadania, como oficinas, palestras, rodas de conversa, avaliação corporal  e atividades físicas. O Vacimóvel também estará presente, das 8h às 12h, com a oferta das vacinas contra a meningite; contra o tétano e a difteria; contra o HPV; contra a covid-19; contra a influenza e contra a hepatite B. O evento é gratuito e aberto à população.

Os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Trincheira farão avaliação antropométrica e aferição de pressão arterial dos participantes. Para as mulheres, como parte da campanha Outubro Rosa, serão realizadas ações de prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero, com o encaminhamento para exames de prevenção.

O público poderá participar de atividades preparadas pelos alunos e professores da PUC Minas Betim dos cursos de biomedicina, direito, enfermagem, fisioterapia, medicina, medicina veterinária, e psicologia. Alguns dos temas abordados serão higiene íntima; saúde da mulher; tabagismo; mediação de conflitos; direitos e deveres de crianças e adolescentes; saúde animal; bem-estar e regulação emocional; saúde do adolescente; saúde do idoso; e alimentação saudável.

“Articular as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças em parceria com as instituições de ensino faz toda diferença para a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente quando o foco são crianças e adolescentes. Todas as unidades de Atenção Primária em Saúde desenvolverão ações ao longo de outubro destinadas às crianças e às famílias”, explica o diretor operacional da Saúde de Betim, Nilvan Baeta.

“Para os alunos extensionistas do Campus Betim, esta é uma oportunidade de aplicar o conhecimento em situações reais, preparando-os para o futuro e desenvolvendo habilidades sociais. Para a comunidade, as ações implicam em inovação e soluções locais, melhorando a qualidade de vida. Esperamos que este evento inspire mais ações positivas e projetos que beneficiem a todos”, ressalta a coordenadora do Interligados, Profª. Drª. Ronaly Cajueiro de Melo da Matta.

Confira  as ações que serão oferecidas:
- Oficina A importância da higiene íntima na saúde da mulher
- Oficina Estratégias de Bem-Estar e Regulação Emocional
- Exposição Jogos educativos na saúde
- Oficina FUMOS: o que os olhos não veem, o corpo sente
- Atividade Voltando para o eixo: aprendendo a lidar com as dores do corpo
- Atividade individual sobre atendimentos em mediação (para casos de divórcio e conflitos de vizinhança), para orientação previdenciária e jurídica de uma forma em geral
- Palestra para os professores sobre a defesa dos direitos e deveres de crianças e adolescentes, apresentação da rede de apoio e a mediação de conflitos nas escolas
- Atividade lúdica, com games e desenho, sobre a importância do diálogo para passagem do conhecimento
- Roda de conversa Sou pai/ professor de adolescente e agora?
- Roda de conversa Infecções causadas pela prática sexual
- Oficina FATO ou MITO: Prevenção de queda em paciente idoso
- Oficina e teatro Estratégias de prevenção e tratamento da pediculose na escola
- Atividade Introduzindo os alimentos