25 SET 2023
Rede de Atenção Psicossocial de Betim promove Sarau de Primavera 2023
A Prefeitura de Betim promove, na sexta-feira (29), o Sarau de Primavera 2023 com o tradicional Concurso de Poesias da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) do município. O evento está em sua nona edição e, neste ano, terá como tema “Porque a arte é uma redução de danos”. O evento, que é gratuito e aberto a toda a população, ocorre, das 8h30 às 12h, no hall da prefeitura de Betim.

As poesias apresentadas no concurso foram elaboradas por usuários de todas as faixas de idade da RAPs - crianças, adolescentes e adultos -, e o júri é formado por artistas, escritores e trabalhadores do SUS. O Sarau conta também com a apresentação de outras produções culturais como teatro, dança, música e exposição de artes plásticas criadas por usuários, trabalhadores e artistas apoiadores do projeto.

“O Sarau de Primavera é um momento de troca de experiências e de promoção do desenvolvimento da expressividade e do protagonismo dos participantes. Além disso, promove a ampliação dos diálogos entre comunidade, gestores públicos e instituições parceiras sobre temáticas como saúde mental, acessibilidades, poder de contratualidade, inclusão e diversidade de linguagem”, explica o Diretor Operacional da Saúde, Nilvan Baeta.

Além de usuários e profissionais da RAPs, o evento contará com a participação de instituições parceiras, como agentes culturais do município, alunos e profissionais da rede pública de educação, Projeto Fica Vivo, ONGs e profissionais do Cersam de Belo Horizonte.

“O Sarau busca estreitar com a população o diálogo sobre o cuidado em liberdade realizado pela rede de saúde mental do SUS Betim. A arte é uma forma de dar visibilidade às potencialidades das pessoas que circulam pelos serviços de saúde mental e empoderá-las a ocuparem todos os lugares na sociedade em que estão inseridos”, explica a Coordenadora de Saúde Mental de Betim, Carolina Guimarães.

Rede de Atenção Psicossocial
A Prefeitura de Betim oferece, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), o acolhimento e o cuidado, de forma gratuita e contínua, para as pessoas que vivenciam sofrimento mental. Além dos serviços da rede especializada, os pacientes que necessitam de cuidados em saúde mental também recebem atendimento e acompanhamento das equipes multiprofissionais (eMulti), da Atenção Primária à Saúde.

Atualmente, a Raps é composta por três Centros de Referência em Saúde Mental  (Cersam Betim Central, Cersam Teresópolis e Cersam Citrolândia), do Centro de Referência Infanto-Juvenil (Cersami), do Centro Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), do Centro de Convivência Estação dos Sonhos e de três Serviços Residenciais Terapêuticos.

As unidades da rede especializada contam com diversos profissionais: psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, equipe de suporte administrativo e serviços gerais.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024