05 SET 2023
Campanha de Vacinação Antirrábica imuniza cerca de 35 mil cães e gatos em Betim
Prefeitura dá início, agora, a ações especiais para atendimentos em grupo

A Campanha de Vacinação Antirrábica promovida pela Prefeitura de Betim entre os dias 19 de agosto e 2 de setembro imunizou cerca de  35 mil  cães e gatos na cidade. A ação disponibilizou postos móveis de vacinação em pontos estratégicos de todas as regiões do município e contou, também, com atendimento especial do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) aos sábados. Agora, a prefeitura dá início a outra estratégia de vacinação: o atendimento em domicílios ou estabelecimentos que tenham oito ou mais animais ainda não imunizados. Serão atendidos também grupos de vizinhos que se organizarem com dez ou mais animais. O cadastro e a solicitação de agendamento para vacinação dos grupos devem ser realizados por mensagem via WhatsApp para o número 99928-2277.

Apesar do fim da campanha, aqueles que possuem menos de oito cães e/ou gatos ainda podem procurar o CCZE, onde a vacina antirrábica  fica disponível rotineiramente. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e não é necessário fazer agendamento prévio.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que o vírus da raiva tem circulado em áreas urbanas e há risco de transmissão da doença para animais domésticos e também para humanos. “Reforçamos que a vacina é a melhor forma de proteção contra a raiva, que é uma doença grave e altamente letal. Por isso, vamos continuar o trabalho de vacinação na sede do CCZE e também em domicílios para grandes  grupos de animais”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

A Raiva
A raiva é uma doença grave, que pode ser transmitida tanto para o ser humano como para os animais pela saliva de mamíferos infectados por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou machucados. Tanto na área urbana quanto nas zonas rural e silvestre, o morcego é o reservatório do vírus e fonte de transmissão para os outros animais, como bois, cavalos e micos. Na área urbana, a raiva é mais comumente transmitida por cães e gatos contaminados.

Cães e gatos com suspeita de raiva apresentam sintomas como salivação espessa e excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas, além de alterações de comportamento, como agressividade, autoataque, cansaço e reclusão em locais escuros.

Em casos suspeitos de infecção por raiva em cães e gatos, a população pode acionar o CCZE pelo telefone 3594-5424 ou por mensagem via WhatsApp para o número 99928-2277. Uma equipe fará a observação clínica do animal na residência. Se a suspeita for referente a um animal de rua, ele será recolhido para observação clínica na sede da unidade.

Pessoas que sofrerem ataques de animais com suspeita de raiva devem procurar rapidamente atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima para serem avaliadas e, se necessário, receberem a vacina ou soro antirrábico.

Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados, em 2022, cinco casos de raiva humana no Brasil - quatro casos no município de Bertópolis, em Minas Gerais, e um no Distrito Federal. Em 2023, até o momento, dois casos de raiva humana foram notificados no país:  um em Mantena-MG e outro em Cariús-CE.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024