21 AGO 2023
Betim promove eleição para os Conselhos Regionais de Saúde
A Prefeitura de Betim e o Conselho Municipal de Saúde promovem, nos dias 26 de agosto e 2 de setembro, a eleição para os Conselhos Regionais de Saúde. A votação será realizada nas dez regionais da cidade, conforme o cronograma abaixo. Podem se candidatar e votar os representantes de cada segmento que compõe o conselho - usuários, trabalhadores e representantes da gestão. Não é necessária inscrição prévia para participar. Serão eleitos 16 conselheiros para cada um dos dez Conselhos Regionais.

Os conselhos regionais têm como função propor, acompanhar e fiscalizar a implementação das políticas de saúde para todos os equipamentos de saúde instalados em cada regional administrativa. Organizados de forma proporcional ao Conselho Municipal, eles são compostos por 50% de representantes dos usuários; 25% de representantes dos trabalhadores dos serviços de saúde; e 25% de representantes da  gestão, de prestadores de serviços e de instituições formadoras no município.

“Os conselhos de saúde são um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania para consolidação, melhorias e avanços do SUS. A atuação dos conselheiros em cada processo faz com que as necessidades da população sejam atendidas e a gestão dos serviços de saúde seja melhor. Por isso, convidamos a todos para participar do processo de eleição dos conselhos regionais”, afirma a secretária de Saúde, Patrícia Evangelista.

“Estamos concluindo o processo de eleição do Conselho de saúde e estaremos prontos para fazer o SUS em Betim cumprir o seu papel. Os conselheiros passam a ser referência em relação aos assuntos de saúde para a população em cada região administrativa da cidade. Contamos com a participação de todos e todas para construirmos o SUS que queremos”, explica o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Alberto dos Santos.

Cronograma das Eleições para os Conselhos Regionais de Saúde

Sábado 26 de agosto, das 9h às 10h30