15 AGO 2023
SAÚDE
Banco de Leite Humano de Betim e Centro Materno-Infantil promovem mamaço em comemoração ao Agosto Dourado
Para marcar o Agosto Dourado, mês de conscientização e incentivo ao aleitamento materno, o Banco de Leite Humano de Betim (BLH) e o Centro Materno-Infantil (CMI) promovem, nesta sexta-feira (18), das 9h às 12h, uma ação especial que inclui um café especial, palestras, apresentação musical e um mamaço. Mães que doam leite materno excedente para bebês prematuros e também as que são atendidas pelo BLH foram convidadas a participar das ações.

O Agosto Dourado tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar e apoiar o aleitamento materno, ato que contribui para a saúde da mãe e do bebê. A cor dourada simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno. “Somos um Hospital Amigo da Criança, temos o compromisso de incentivar o aleitamento materno, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde”, destaca a diretora-geral do Hospital Público Regional de Betim/CMI, Márcia Prado.

Mães que estiverem amamentando e tiverem leite excedente podem entrar em contato com a equipe do BLH pelo telefone (31) 3539-8601. Mães que estiverem com dificuldade no aleitamento também podem procurar presencialmente a assistência do BLH, que fica na rua Salvador Gonçalves Dias, 35, Ingá - ao lado do Hospital Regional.

Em junho de 2023, o BLH contou com a doação de 118 mães e coletou 89 litros de leite materno. A doação beneficiou 19 recém-nascidos internados na neonatologia do CMI. O BLH de Betim conta ainda com dois pontos de coleta - um no Hospital Municipal de Contagem e outro no Hospital São João de Deus, em Divinópolis, com proposta de expansão para mais um posto neste ano.

A enfermeira e coordenadora do BLH de Betim, Claudia Gonçalves de Oliveira, ressalta que o leite materno possui nutrientes essenciais para o desenvolvimento e a saúde do bebê. “É um alimento completo que transmite anticorpos do organismo da mãe para o bebê. Por isso, o aleitamento materno deve ser uma causa defendida pela sociedade, pelas empresas e instituições, pensando em espaços adequados que acolham as mães trabalhadoras que amamentam”.

A fisioterapeuta do CMI Jaqueline Bianco está amamentando a filha Teresa. No retorno da licença maternidade, ela tem o apoio da equipe da unidade e um espaço adequado para retirar o leite materno para a filha no ambiente de trabalho. “Amamentar demanda muito amor e dedicação. Ver meus filhos crescerem com saúde e saber que a amamentação é fundamental pra isso, não tem preço. Eu amo amamentar”, relata.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024