29 MAR 2023
Guarda Municipal de Betim recebe capacitação para atuação no trânsito
Nem todo mundo sabe, mas, em Betim, os guardas municipais também atuam no trânsito, realizando operações, coibindo infrações e promovendo trabalhos  de educação e conscientização. Por isso, a corporação está recebendo, desta semana até o dia 12 de maio, o Curso de Formação de Agente de Trânsito. A qualificação, que está sendo realizada de forma escalonada entre os guardas, atende a Portaria 966/2022 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).  Participam desta primeira turma 35 efetivos.

O curso tem um total de 200 horas/aula que contemplam  temas como legislação de trânsito, psicologia aplicada, operação e fiscalização de trânsito, dentre outros. As aulas estão sendo ministradas na sala de treinamento da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico (Seadec), no Centro Administrativo, por uma instituição particular, habilitada pelo Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Dos 153 guardas municipais que fazem parte da corporação atualmente, 20 já passaram pelo curso, mas todos receberão a certificação.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Sandro Mansoldo, destaca que o  curso vai ampliar a competência dos guardas para uma atuação mais assertiva no trânsito.  “Quem mais ganhará com esse aperfeiçoamento é a população, que contará com uma atuação mais segura e eficiente por parte de nossos profissionais.  Além disso, os betinenses podem esperar por mais melhorias nos próximos meses, como a instalação de um novo circuito de câmeras de vigilância e novas viaturas para um patrulhamento mais ostensivo”.