11 DEZ 2023
SAÚDE
Prefeitura de Betim oferece atividade educativa para trabalhadores de frigoríficos
A Prefeitura de Betim oferece, a partir deste mês, uma atividade educativa on-line para trabalhadores de frigoríficos que atuam nos 13 municípios* da região de saúde de Betim. O objetivo é conscientizar e orientar os profissionais da indústria de carnes sobre os riscos da atividade e as medidas de segurança para evitar acidentes e adoecimento pelo trabalho. A formação está sendo ofertada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes, Derivados Frios, Casas de Carne e Congêneres (Sindicarne). O curso é gratuito e pode ser acessado até fevereiro de 2024 pelo link http://betim.mg.gov.br/frigorificos

A atividade é autoinstrucional, ou seja, o aluno estuda de forma independente, sem a orientação de um tutor. Os profissionais poderão acessar os textos e os vídeos disponíveis de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Serão quatro temas abordados: Riscos Ocupacionais por Exposição aos Agentes Químicos; Riscos Ocupacionais por Exposição aos Agentes Físicos; Orientações de Ergonomia; e
Cerest Betim.

“Preparamos essa atividade a partir das demandas que recebemos no Cerest dessa categoria de trabalhadores. Nosso objetivo é informar e orientar os profissionais de empresas frigoríficas para a prevenção de riscos ocupacionais e a redução do adoecimento pelo trabalho. Convidamos todas as pessoas que trabalham nos frigoríficos de Betim e das cidades de abrangência do Cerest para participarem da atividade e se informarem para sua segurança”, explica a gerente do Cerest, Elizabete da Silva.

O Cerest Betim
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) é responsável por coordenar as ações de vigilância em saúde do trabalhador nos 13 municípios da região de saúde. O centro investiga a relação do adoecimento com o trabalho, realiza inspeção nas empresas, investiga os acidentes de trabalho, oferece suporte especializado para os profissionais do SUS e realiza estudos relacionados à saúde do trabalhador que embasam a formulação de políticas públicas.

*Municípios da região de saúde: Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024