23 JUN 2023
EDUCAÇÃO
Raízes da africanidade é tema de formação para professores da rede municipal de Betim

O fim de junho ficará marcado para todos os professores da rede pública municipal, com a realização da palestra “Trajetórias do africano em território brasileiro com quinteto Griô”. A iniciativa da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal da Educação, tem o objetivo de contribuir para a formação continuada dos profissionais que atuam nas escolas, fomentando a formação cidadã e profissional deles acerca da história e da cultura africana. A capacitação será no espaço de eventos do Monte Carmos Shopping, na próxima terça-feira (27), em dois horários: às 7h30 para os profissionais do turno da manhã e às 13h30 para os do turno da tarde.

A formação terá a participação do professor, historiador, pesquisador, autor, escritor e pesquisador de historiografia africana, Natanael dos Santos. Serão pontuados os diversos aspectos da história dos africanos e suas importantes contribuições para o desenvolvimento econômico, social e cultural. O palestrante também irá destacar curiosidades e desmistificar conceitos e elementos africanos vistos habitualmente de forma preconceituosa pela sociedade.

Para a secretária da Educação, Marilene Pimenta, é um privilégio poder refletir de forma mais ostensiva sobre a cultura afro-brasileira com um profissional que é referência no assunto. “Temos, no município, o programa Africanidades e Ações Pedagógicas. Por meio dele, nós já estamos trabalhando o ensino das culturas africana, afro-brasileira e indígena no currículo da educação básica. Além disso, estamos sempre buscando novas formações para os educadores municipais, por meio de palestras, troca de experiências, oficinas e seminários”.

Tema: Trajetórias do africano em território brasileiro com quinteto Griô

Data: 27 de junho