27 ABR 2023
Parque Batismal, em Betim, recebe mutirão contra a dengue
Dando continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika, a Prefeitura de Betim realiza, nesta sexta-feira (28), a partir das 8h30, mais um mutirão de limpeza. Desta vez, a ação será no Parque Batismal,  no bairro Vila das Flores, localizado na região norte da cidade.

As equipes de limpeza da Gerência Regional Norte e da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) percorrerão o parque e seu entorno realizando a limpeza da área. Serão recolhidos entulhos, pneus, inservíveis e lixo descartados incorretamente no local. Os Agentes de Combate Endemias (ACEs), do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, farão a eliminação e o tratamento focal com larvicida dos criadouros de larvas do mosquito.

A prefeitura vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti por toda a cidade. Diversos mutirões foram realizados e os trabalhos irão continuar para evitar que o inseto chegue na fase adulta, quando transmite as doenças. “A prefeitura vem intensificando as ações, mas não consegue combater o mosquito sozinha. Identificamos que 96% dos focos estão dentro das residências, por isso, os moradores precisam participar ativamente dessa mobilização, removendo inservíveis ou tampando bem os objetos que podem acumular água parada,” ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

Dados das arboviroses em Betim
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até 26 de abril, Betim registrou 4.051 casos prováveis de dengue, que incluem confirmados e em investigação. Quanto à chikungunya, foram registrados 262 e um óbito. Não foram registrados casos de zika. Segundo o informe epidemiológico, emitido em 19 de abril, estão confirmados 1.446 casos de dengue e 107 casos de chikungunya.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024