28 FEV 2023
Prefeitura de Betim decreta Situação de Emergência em Saúde Pública
A Prefeitura de Betim decretou, na tarde desta terça-feira (28), em edição extraordinária do Órgão Oficial, Situação de Emergência em Saúde Pública. A medida leva em conta, principalmente, o aumento expressivo do número de internações e da demanda geral de pacientes no Hospital Público Regional, fato que levou a unidade a computar recordes de atendimentos neste início de 2023 em relação a períodos anteriores. O decreto nº 43.758 cita como exemplo os índices do hospital em 2018 que registraram, em todo o ano, 5.249 atendimentos, enquanto, somente em 2023, a unidade já ultrapassou a marca de 6.332 atendimentos, sendo 1.227 deles a usuários de municípios pactuados.

O documento menciona, também, o número de cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital Regional, que registrou um aumento de 75% nos procedimentos em 2023, também em relação ao índice compilado em todo o ano de 2018. O decreto pontua ainda os problemas referentes a transferências de pacientes para a rede estadual de saúde, que, por diversas vezes, deixa de absorver esses usuários.

Além da situação de emergência, o decreto estabelece algumas medidas que serão adotadas pela gestão municipal para o enfrentamento da crise. São algumas delas: a ampliação de leitos do hospital; a suspensão temporária de serviços, como atendimentos eletivos, para priorizar a realização das demandas emergenciais ou dos serviços hospitalares que já estão sobrecarregados; a transferência de pacientes cujos atendimentos não podem ser realizados pelo município para a rede estadual ou para outras cidades; e a ampliação das agendas de cirurgias ortopédicas.

“O Hospital Regional é uma unidade porta aberta, que absorve pacientes de 13 municípios da região, além de vítimas de acidentes nas rodovias que cortam o município. Constatamos, neste início de ano, sobretudo no período sazonal do Carnaval, um aumento exorbitante na demanda por atendimentos no pronto-socorro e por cirurgias ortopédicas. Existe, então, de fato, uma superlotação e, com isso, estamos trabalhando no limite da capacidade de espaço e de equipes. Fizemos uma reunião e entendemos que é necessário um compromisso ainda maior nos próximos dias para encontrarmos soluções, pois ninguém vem a Betim para oferecer soluções de fora, então temos que encontrar esses recursos do lado de dentro. É importante ressaltar, inclusive, que a demanda de pacientes de outros municípios aumentou muito, cerca de 46%, em relação ao que já registramos anteriormente. Existe ainda o próprio crescimento demográfico de todo o entorno de Betim. A situação de emergência vem sinalizar que tomaremos medidas à altura para recuperar nossa capacidade”, assevera o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

“Acredito que essa situação de emergência perdure por até 60 dias. Já foi elaborado um plano prévio, agora estamos verificando se o mesmo é factível para as próximas semanas. Nossa expectativa é apresentar, até o mês de abril, uma saída para tudo isso. O decreto é um enfrentamento a esse momento para possibilitar uma solução definitiva a ele”, acrescenta o mandatário de Betim.

Com a publicação, o município ganha celeridade para a aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da situação de emergência, sem ferir as restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Investimentos
O Hospital Regional recebe constantemente, desde 2017, investimentos em infraestrutura e no atendimento prestado aos usuários. De lá para cá, a gestão municipal executou diversas benfeitorias como reforma e ampliação dos Centros de Terapia Intensiva (CTIs), aumentando a capacidade de 20 para 38 leitos; construção do Centro Materno-Infantil, liberando o quarto andar da unidade para enfermarias; reforma e ampliação do setor de nutrição dietética e do lactário; construção do galpão logístico, que atende o hospital e o Centro Materno-Infantil; reforma da fachada da unidade para melhor climatização interna; reformas de enfermarias, incluindo a ortopédica, dentre outras ações.