26 OUT 2022
Prefeitura implanta programa de gestão de custos na rede municipal de saúde
Em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Betim está implantando na rede municipal de saúde o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). Estão sendo instituídos processos e disponibilizados recursos que buscam gerar, aperfeiçoar e tornar efetiva a utilização de informações relativas a custos, que terão a finalidade de subsidiar a tomada de decisão dos gestores e de otimizar o desempenho dos serviços de saúde ofertados à população. O controle social também será fortalecido, uma vez que o programa promove a transparência da utilização dos recursos.

O PNGC disponibiliza para o município o Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS), que permitirá ao gestor conhecer o custo mensal de cada estabelecimento de saúde e de seus setores (como UTI, centro obstétrico, laboratório), além do custo unitário médio dos produtos destes setores (paciente/dia, parto e exames).

“A prefeitura está implementando um conjunto de ações com o objetivo de promover a gestão de custos no âmbito da rede de saúde do município. As informações inseridas no Apurasus irão embasar decisões administrativas e estratégicas, melhorando a gestão dos recursos e, por consequência, a assistência ao cidadão”, destaca a secretária municipal de Saúde, Fernanda Oliveira.

Além do ApuraSUS, o PNGC disponibiliza para o município capacitações (presenciais e remotas) para os profissionais e suporte técnico para operacionalização do programa. Nesta semana, técnicos do Ministério da Saúde estão em Betim para capacitar cerca de cem servidores e gestores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento, no Hospital Regional, no Centro Materno-infantil e no Centro de Referência em Especialidades. Os profissionais capacitados serão multiplicadores do programa dentro da rede SUS Betim.