18 MAR 2021
Prefeitura de Betim lança projeto em comemoração ao Dia Mundial da Água

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), irá cadastrar, georreferenciar e caracterizar todas as nascentes de água da cidade. A ação, que tem início neste mês, simboliza uma comemoração ao Dia mundial da Água, celebrado na próxima segunda-feira (22).

O objetivo é criar um banco de dados que permita a elaboração de projetos de reabilitação, licenciamento ambiental e determinação de uso e ocupação do solo, fornecendo informações essenciais para a base de dados do Sistema de Informação Geográfica (Sisgeo) da prefeitura. O projeto será financiado por recursos oriundos de emenda parlamentar, que deve ser disponibilizada até o fim deste mês.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu, afirma que equipes de educação ambiental já definiram os métodos que serão utilizados no projeto, bem como todo o cronograma de atividades. Ele explica que as informações coletadas servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes por diversos setores da prefeitura. "Do ponto de vista ambiental, esse banco de dados subsidiará projetos e intervenções de recuperação, preservação e conservação das áreas georreferenciadas e adjacentes, contribuindo para a melhoria da quantidade e da qualidade das águas das bacias do rio Betim e do rio Paraopeba".

A equipe de trabalho da Semmad será formada por biólogos, engenheiros ambientais e educadores. "Será uma ação grandiosa. Com os dados coletados, vamos fazer um planejamento de educação ambiental para que a própria população nos ajude na preservação dessas áreas. Vamos mudar o mapa hidrológico de Betim", destaca Tolomeu.

O projeto, que terá um custo de cerca de R$ 200 mil, deve ser executado em 12 meses.

Fonte: Raynan Coimbra Hadad