10 MAR 2021
Blitz educativa sobre descarte de resíduos chega ao bairro Capelinha

Ação está programada para este sábado (13); objetivo é orientar a população sobre a função dos Ecopontos

Motoristas e pedestres que circulam pela região do Imbiruçu poderão entender mais sobre os cuidados e a forma correta de descartar resíduos sólidos. No sábado (13), equipes da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito (Ecos), juntamente com a Guarda Municipal, a Administração Regional Imbiruçu e voluntários vão promover uma blitz educativa para orientar e conscientizar a população local sobre o tema, tão importante para o meio ambiente, a limpeza urbana e a saúde pública. Na ação, as equipes vão falar sobre o programa EcoEntulho e destacar os Ecopontos. A blitz ocorre das 9h às 11h, no cruzamento da avenida A com a rua Espanha.

Para o diretor de Serviços Ambientais da Ecos, Ronie Von Fonseca, ¿o impacto negativo ambiental trazido pelos resíduos sólidos na conjuntura de uma cidade é enorme, por isso, é necessário que toda a população tenha consciência da adequada gestão do lixo que produz. Essa blitz ocorre no sentido de fazer um alerta para o descarte correto dos resíduos sólidos¿.

Essa será a segunda edição da blitz educativa neste ano. Em fevereiro passado, a iniciativa orientou os moradores do bairro Vila Cristina.

Destinação correta
EcoEntulho é um programa de descarte, coleta e reaproveitamento de entulho urbano, lançado em 2018. São 187 caçambas instaladas em pontos previamente mapeados, os Ecopontos, nos quais os moradores podem descartar os materiais provenientes de restos de obras e construções. Esses resíduos serão recolhidos pela prefeitura, destinados à reciclagem e transformados em novos materiais que são utilizados para o cascalhamento de ruas e estradas sem pavimentação.

Denúncias
O cidadão que presenciar deposição clandestina de resíduo ou estiver prejudicado por essa prática deve entrar em contato com a Divisão de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo telefone 3512-3163. O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Ecopontos

Regional Imbiruçu

1 - Grande Largo da entrada do bairro Vila Cristina (saída da Via Expressa), ao lado da empresa Transpes: rua 22, esquina com a avenida A, Conjunto Celso Pedrosa.
2 - Rua Perdões, em frente ao número 278, Vila Cristina.
3 - Av. Cristina, esquina com Av. das Acácias, Parque das Acácias.
4 - Av. Imbiruçu, esquina com rua Barra Longa.
5 - Rua Pouso Alegre, ao lado do campo de futebol, Vila Cristina.
6 - Rua Timbiras, esquina com rua Três, Amarantes.
7 - Av. Imbiruçu, em frente ao número 203.
8 - Av. Dois, esquina com rua Aimorés, próximo à padaria Caiçaras, Recreio dos Caiçaras.
9 - Rua Panamá, esquina com rua Jonas Belizário, Laranjeiras.
10 - Rua Maracanã, esquina com rua Andorinhas, Santa Cruz.
11 - Av. Rio Negro, esquina com rua Guadalupe, Santa Cruz.
12 - Av. Rio Negro, em frente à Escola Muncipal Maria de Lourdes Oliveira, Santa Cruz.
13 - Alça de entrada da Fiat, Jardim Teresópolis.
14 - Av. Nova York, na calçada do Caique, Capelinha.
15 - Rua Onze, esquina com avenida Universal, Universal.
16 - Esquina da avenida A com rua Onze, Granja Verde.
17 - Rua Francelina Cândida de Jesus, esquina com rua Oito, Imbiruçu.
18 - Rua Maracanã, em frente à praça Onízia, próximo à trincheira do bairro Imbiruçu.
19 - Av. Rio Negro, esquina com rua Javaneza, próximo ao ferro velho, Santa Cruz.
20 - Av. Rio Negro, esquina com rua Jerusalém, Santa Cruz.
21 - Av. Rio Negro, esquina com rua São Marcos, Santa Cruz.

Regional Teresópolis

1 - Rua Braúnas, ao lado do CERSAM.
2 - Rua Guaturama, de frente ao número 6, Jardim Teresópolis.
3 - Continuação da rua Jequié, rua Pio IX, próximo ao número 256, Jardim Teresópolis.
4 - Rua Jardim Seridó, em frente ao nº 163, Jardim Teresópolis.
5 - Rua Pedra Branca, esquina com rua Aurora, Jardim Teresópolis.
6 - Rua Pedra Branca, Teresópolis, atrás da Escola Municipal Belizário Ferreira Caminhas.
7 - Av. Antônio Carlos , em frente à Escola Adelina Gonçalves Campos, Teresópolis.
8 - Rua Lagoa Santa com avenida Antônio Carlos, Jardim Teresópolis (próximo à UBS Vila Recreio).
9 - Av. Antônio Carlos, esquina com Bom Jardim de Minas, Jardim Teresópolis (próximo à BR-381) .
10 - Rua Limoeiros, esquina com rua Jequitibá, bairro Santo Antônio (próximo à Escola Bento Machado) .
11 - Rua Guaraci Jr., Vila Boa Esperança (próximo aos portões da Petrobrás).
12 - Rua Itaú, esquina com avenida São Diniz (rotatória), bairro Amazonas.
13 - Av. São Diniz, em frente ao Nº 12, esquina com rua Gil Diniz Júnior, bairro Amazonas.
14 - Av. Renascer, esquina com rua 21 de Fevereiro, Renascer.

Fonte: Carina Vieira dos Santos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024