22 FEV 2021
Betim terá apoio de guardas municipais no gerenciamento do trânsito

Medida vale a partir da próxima segunda-feira, 1º

Betim terá um reforço expressivo no gerenciamento do trânsito da cidade. A partir da próxima segunda-feira (1º), agentes da Guarda Municipal estarão aptos a gerir o tráfego e aplicar multas. A portaria que amplia as atribuições da corporação foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 6 de fevereiro. Além de coordenar operações nas vias públicas, a instituição passa, também, a atuar na implantação de políticas de educação para o trânsito.

Inicialmente, os guardas que já passaram pelo Curso de Treinamento e Formação dos Agentes de Fiscalização, conforme Resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatram), irão operar paralelamente aos 32 agentes da Diretoria de Transporte e Trânsito (Transbetim). Ela terá autoridade para duas funções: gestão e autuação de infrator. Assim, poderá fiscalizar condutas como excesso de velocidade, estacionamento em locais proibidos, tráfego de veículos com peso acima do permitido ou a realização de obras/eventos sem autorização que atrapalhem o tráfego.

Para a presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito - ECOS, Marinésia Makatsuru, a grande vantagem dessa iniciativa é a segurança para o cidadão. "A presença de mais agentes nas ruas inibe comportamentos que colocam em risco a vida das pessoas. Com isso, vamos fortalecer o trabalho de orientação já realizado pela Transbetim. A Guarda Municipal será uma importante parceira na promoção de ações que incentivem a população a ter atitudes mais conscientes no trânsito da nossa cidade, visando o bem estar de todos", destaca.

Implementada em 2001, a Guarda Municipal de Betim conta com 154 agentes, dos quais 18 são mulheres. O comandante da corporação betinense, Anderson Reis, ressalta que "as ações em conjunto com a Transbetim reforçam o compromisso da Guarda de ser uma parceira da sociedade. Queremos colaborar, sobretudo, na educação do cidadão. A chave para diminuir as ocorrências não é a repressão, mas a instrução", afirma.

Fonte: Carina Vieira dos Santos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024