Circuito turístico-religioso inédito no país alia fé, urbanismo e lazer em um percurso simbólico pelo Centro da cidade
Quem passa pela avenida Governador Valadares, no Centro de Betim, já pode observar o início das obras do Caminho das Sete Alegrias de Maria. As primeiras estruturas estão sendo instaladas no canteiro central da via, dando forma a um dos parklets — pequenas estruturas que transformam antigas vagas de estacionamento em espaços de convivência e lazer, como minipraças com bancos, floreiras e áreas de descanso. A montagem começou no último domingo (2), e a previsão é de que todas as estações do circuito estejam concluídas até dezembro.
Durante a execução das obras, os motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar e estacionar na avenida, respeitando a sinalização e os locais reservados à montagem, a fim de garantir a segurança de todos.
O projeto prevê três parklets ao longo da avenida Governador Valadares, cada um composto por bancos em granito escovado, floreiras, guarda-corpo em cordão de aço, lixeiras e paisagismo. As estruturas são feitas em aço e madeira, unindo resistência e beleza ao ambiente urbano.
Além dos parklets, o circuito contará com quatro decks de contemplação, que estão sendo instalados em pontos estratégicos: no jardim do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Carmo, próximo à banca de revistas, na Praça Milton Campos e ao lado da Ermida Nossa Senhora do Carmo. Cada estação foi pensada para proporcionar um espaço de pausa, reflexão e conexão espiritual.
Com sete estações no total, o Caminho das Sete Alegrias de Maria é um circuito religioso-cultural inédito no Brasil, desenvolvido em parceria com o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Carmo. A proposta une fé, arquitetura e urbanismo, celebrando os momentos mais significativos da trajetória de Maria na história cristã — da Anunciação à Coroação nos Céus.
Ao longo do percurso, os visitantes poderão vivenciar uma experiência simbólica e contemplativa, caminhando por espaços que integram arte, espiritualidade e convivência urbana, fortalecendo o turismo religioso e a valorização dos espaços públicos de Betim. O entorno de todos os atrativos do circuito será sinalizado, com a delimitação das vagas de estacionamento e a instalação de passagens elevadas de pedestres, conectando as calçadas às estações.
Pesquisa com comerciantes
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou uma pesquisa com os comerciantes citados ao longo do circuito para estudar medidas para a destinação correta de resíduos dos estabelecimentos. A medida é necessária para mitigar a prática de deixar os sacos com resíduos no canteiro central da Governador Valadares, onde estão sendo instaladas as estações. O objetivo foi coletar informações sobre a geração, o volume e a forma de destinação dos resíduos produzidos pelos estabelecimentos comerciais, visando subsidiar ações municipais de melhoria da gestão de resíduos e da limpeza urbana e definir novos pontos de descarte para a coleta.
Saiba onde serão instaladas as estações:
Os três parklets serão instalados no canteiro central da Governador Valadares:
Em frente ao cartório (primeiro parklet e 2º marco);
Em frente à UNA (segundo parklet e 3º marco);
Em frente à Sodiê Doces (terceiro parklet e 4º marco).
Já os quatro decks ficarão:
No jardim da Igreja Nossa Senhora do Carmo (primeira estação e primeiro marco);
No canteiro central da avenida, próximo à banca (quinta estação e marco );
Na Praça Milton Campos (sexta estação e marco);
Ao lado da Ermida de Nossa Senhora do Carmo (última estação e marco).