Se o ato de ler é solitário, compartilhar a leitura é um prazer que une pessoas, amigos e também profissionais. Essa é a proposta do Tertúlia Literária, iniciativa, que, durante um período foi mantida por particulares, mas voltou a receber apoio da prefeitura e que, neste ano, celebra sua 10ª edição. O projeto reúne leitores para falar de suas experiências de leituras em encontros periódicos e itinerantes, com a intervenção de um mediador, que geralmente é um escritor, um estudioso da obra trabalhada no momento, um professor de literatura ou um leitor experiente. O segundo encontro da edição especial de 10 anos será na quarta-feira (26), às 19h, na Casa da Cultura.
Antes de cada encontro, os participantes do projeto lêem livros de literatura previamente selecionados. O livro lido durante o mês de abril foi “Memórias do Cárcere”, do escritor Graciliano Ramos, abordando o tema “Literatura sem Censura”. A mediadora do encontro será a doutora em Direito e mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, Denise Gomes. O encontro é aberto à população e transmitido via live no perfil “@betimcult”, no Instagram.
Para participar do círculo de leitura é simples. Basta preencher o formulário que está no link https://forms.gle/oJjnpxsd4oC7orLz5. Não é necessário ter realizado as leituras dos encontros anteriores. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas por e-mail enviado ao endereço tertuliabetim@gmail.com ou via WhatsApp, pelo número (31) 9891-9934.
O terceiro encontro já está definido. Será no dia 31 de maio, na Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista. O tema abordado será “O Crime na Literatura” e o livro escolhido para leitura é “Assassinato no Expresso Oriente”, da autora Agatha Christie.