Refletir sobre a memória, a dignidade e a humanidade é a proposta da edição de novembro do Tertúlia Literária, projeto promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O encontro será realizado na quinta-feira (27), às 18h, na Casa da Cultura Josephina Bento (avenida Padre Osório Braga, 18, Centro). Os interessados em participar devem se inscrever previamente por meio do formulário disponível no link: https://tinyurl.com/5zpfn6jh.
Nesta edição, o público será convidado a mergulhar em uma das obras mais impactantes do jornalismo brasileiro: Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex. O livro-reportagem denuncia as violências e os maus-tratos cometidos no Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais - em que mais de 60 mil internos morreram na instituição, e inúmeras vidas foram marcadas de forma irreversível. Com sensibilidade e rigor jornalístico, a autora reconstrói esse cenário por meio de entrevistas com ex-funcionários e sobreviventes, resgatando, com detalhes comoventes, as vozes de quem presenciou o horror.
Sobre o projeto
Criado em Betim em 2014, após a participação de servidores da Biblioteca Pública Leonor Aguiar Batista no projeto Tertúlia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tertúlia Literária promove encontros periódicos e itinerantes, nos quais os leitores compartilham suas experiências de leitura.
Com público formado por maiores de idade, os encontros são realizados sempre à noite e contam com a mediação de escritores, professores, estudiosos ou leitores experientes. A cada ano, um tema central é definido e, dentro dele, são escolhidos os livros a serem trabalhados, contemplando diferentes gêneros, de best-sellers e clássicos a obras mais densas e elaboradas.
O projeto também valoriza os profissionais da leitura de Betim, seja convidando-os para atuar como mediadores, seja incluindo obras de autores locais na programação.









