Incentivar o hábito da leitura e criar espaços de encontro entre a arte, a reflexão e a história são alguns dos propósitos do Tertúlia Literária - projeto promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. A próxima edição da iniciativa será realizada na quinta-feira (23), às 18h, na Casa da Cultura Josephina Bento (avenida Padre Osório Braga, 18, Centro).
O encontro deste mês convida o público a mergulhar na obra “Romanceiro da Inconfidência”, da escritora brasileira Cecília Meireles. Os interessados em participar devem se inscrever previamente pelo formulário disponível no link: https://tinyurl.com/3x4mphwz.
Publicado em 1953, o livro recria com lirismo e intensidade um dos episódios mais marcantes da história nacional: a Inconfidência Mineira, seus personagens e ideais de liberdade. Na obra, Cecília Meireles mescla história, emoção e poesia para resgatar o espírito libertário do movimento e dar voz aos ideais de liberdade que marcaram o Brasil do século XVIII.
O próximo encontro do Tertúlia Literária está previsto para o dia 27 de novembro, que será debatido sobre a obra “Holocausto Brasileiro” da escritora Daniela Arbex.
Sobre o projeto
Criado em Betim em 2014, após a participação de servidores da Biblioteca Pública Leonor Aguiar Batista no projeto Tertúlia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tertúlia Literária promove encontros periódicos e itinerantes, nos quais os leitores compartilham suas experiências de leitura.
Com público formado por maiores de idade, os encontros são realizados sempre à noite e contam com a mediação de escritores, professores, estudiosos ou leitores experientes. A cada ano, um tema central é definido e, dentro dele, são escolhidos os livros a serem trabalhados, contemplando diferentes gêneros, de best-sellers e clássicos a obras mais densas e elaboradas.
O projeto também valoriza os profissionais da leitura de Betim, seja convidando-os para atuar como mediadores, seja incluindo obras de autores locais na programação.