Os amantes da sétima arte têm um encontro marcado em Betim a partir desta quarta-feira (29). A cidade sediará a 2ª Mostra de Cinema de Betim, evento gratuito que se estenderá pelos meses de outubro e novembro de 2025, com uma programação diversificada que inclui oficinas, seminário, exibições cinematográficas e apresentações culturais.
Com apoio da Prefeitura de Betim, a iniciativa é idealizada pela cineasta e jornalista Elizabete Martins Campos e tem como objetivo ser um catalisador do presente e o futuro da indústria criativa na cidade e região, além de destacar a riqueza e a diversidade do cinema brasileiro e local.
Serão dez oficinas de capacitação, voltadas tanto para iniciantes quanto para profissionais do setor audiovisual, abordando temas como roteiro, direção, fotografia, som, documentário, animação, jogos eletrônicos, pós-produção, difusão e financiamento de projetos. Cada oficina terá seis horas de duração e 20 vagas por turma. Sete delas estarão abertas ao público (para maiores de 18 anos) e três serão destinadas a escolas e instituições do terceiro setor. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://itfilmes.com.br/mostrabetim/.
Um dos pontos altos da programação será a Mostra de Filmes, que acontece de 26 a 30 de novembro, no Monte Carmo Shopping, com 28 obras brasileiras e locais - entre curtas, médias e longas-metragens - contemplando diferentes estilos e linguagens, como ficção, documentário e animação. A abertura, no dia 25 de novembro, às 17h30, contará com o seminário “Betim Indústria Criativa – Desafios e Caminhos Possíveis”, que promoverá debates sobre o desenvolvimento sustentável do setor e contará com acessibilidade em Libras. A programação completa será divulgada em novembro.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Flores, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da formação cultural e da economia criativa no município.
“É uma grande satisfação para Betim receber, pelo segundo ano consecutivo, a Mostra de Cinema, que já se consolida como um espaço fundamental para o fortalecimento da nossa cena audiovisual e da economia criativa local. Apoiar essa iniciativa é reafirmar o compromisso da gestão municipal com a valorização dos artistas, produtores e técnicos que fazem do cinema uma poderosa ferramenta de expressão, aprendizado e transformação social. Ver Betim se tornar palco de debates, oficinas e exibições que unem talento, inovação e diversidade é fortalecer o desenvolvimento da sétima arte na cidade e abrir novos caminhos para a cultura betinense.”, destaca o secretário de cultura, Thiago Flores.
A idealizadora da Mostra, Elizabete Martins Campos, reforça o papel do evento como espaço de formação, inclusão e diálogo entre diferentes setores da sociedade.
“Estamos dialogando e convidando os diferentes setores da sociedade de Betim para fazerem parte das discussões sobre o tema, neste momento importante que vive a indústria criativa no Brasil, bem como criando oportunidades de pessoas, irem à sala de cinema para assistirem filmes brasileiros incríveis, algumas pela primeira vez, assim formando público, bem como profissionais, por meio das oficinas, que permeiam os eixos criação, produção e difusão. O seminário é importante, porque aproxima o primeiro, segundo e terceiro setor para tratar de um assunto que é interesse de todos”.
A mostra é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio de outras instituições.