Superintendência de Defesa Civil
Compete à Defesa Civil definir estratégias e diretrizes para orientar as ações de prevenção e redução de desastres naturais. O trabalho da superintendência consiste, também, na prestação de auxílio à população, bem como na restauração do serviço público, compreendendo medidas de prevenção e assistência.
A Defesa Civil é a organização de toda a sociedade para a autodefesa e fundamenta-se no princípio de que nenhum governo, sozinho, consegue suprir a todas as necessidades dos cidadãos. Uma comunidade bem preparada é aquela que tem mais chances de sobreviver. É uma atividade permanente que se desenvolve por meio de cinco fases de ações:
• Prevenção: medidas adotadas visando evitar a ocorrência de desastres;
• Preparação: capacitação e treinamento dos agentes públicos e da população para atuar frente a eventos inevitáveis;
• Mitigação: busca constante pela minimização de riscos e desastres em todas as demais fases;
• Resposta: dividida em socorro, quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida por desastres, e assistência, quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica e psicológica às vítimas e desabrigados;
• Recuperação: quando investimentos são feitos objetivando o retorno, no mais curto espaço de tempo possível, das condições de vida comunitária existentes antes do evento e, simultaneamente, prevenindo-se ou procurando minimizar as consequências de futuros desastres.
Plano de Contingência - Período de Chuva/2021
Plano de Contingência - Período de Chuva/2022
Campanha Sempre Alerta - Chuvas
Manual de Gerenciamento de Catástrofes
Download do manual