Gerir e operacionalizar as demandas jurídicas e administrativas, prestando apoio técnico e estratégico em assuntos relacionados à proteção dos direitos dos consumidores; planejar, organizar e controlar as atividades relacionadas às matérias de competência da superintendência, visando à eficácia dos serviços prestados; coordenar e supervisionar, sob orientação do procurador-geral, os trabalhos desenvolvidos em defesa do consumidor, garantindo alinhamento às diretrizes institucionais; impende a elaboração de relatórios técnicos, pareceres e recomendações jurídicas destinados ao procurador-geral, com base na análise de processos e documentos administrativos ou em solicitações apresentadas por outros órgãos públicos em assuntos relacionados à superintendência; realizar a implantação de mecanismos de controle e avaliação das atividades jurídicas relacionadas à superintendência, com foco na melhoria contínua dos processos executados a partir das reclamações individuais feitas por consumidores em face de prestadoras ou fornecedoras de produtos ou serviços; definir estratégias para a defesa dos interesses dos consumidores; viabilizar a participação de seu pessoal em programas de capacitação e aperfeiçoamento, visando o constante aprimoramento das competências técnicas no âmbito da superintendência; realizar a orientação jurídica aos consumidores, respondendo as dúvidas, esclarecendo questões legais e os auxiliando na defesa de seus direitos.
Como surgiu o Procon