TELEFONIA
Queixas: cobrança indevida, atendimento ruim, quebra de contrato
Precauções: informar -se sobre o contrato. Em caso de dúvida, desistir do serviço
ENERGIA ELÉTRICA
Queixas: problemas de fornecimento, discordância sobre a medição
Precauções: procurar informação sobre o serviço -como e quando é feita a medição
ÁGUA E ESGOTO
Queixas: conta incorreta, retirada do hidrômetro sem aviso, corte e supressão de água,
Precauções: por ser um serviço concedido com base em política pública, o máximo que se pode fazer é reclamar e sempre evitar o desperdício de água.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Queixas: trocas desnecessárias de peças, prazos descumpridos
Precauções: fazer orçamento por escrito, com a descrição detalhada do trabalho a ser realizado. É bom exigir garantia
ESCOLAS PARTICULARES
Queixas: retenção de documentos (históricos escolares, pedido de transferência, currículo), custo da mensalidade, devolução de matrícula
Precauções: ler previamente o contrato e guardar a cópia, bem como as circulares da escola. Comparecer a todas as reuniões de pais
PRATICAS ABUSIVAS NOS HOSPITAIS
Na internação, exigir caução em dinheiro, cheque, cartão de crédito ou nota promissória
Não apresentar tabelas de preços dos serviços, medicamentos e materiais
Apresentar a conta sem especificação de preços, quantidade e tipo de produto, como remédios e material cirúrgico. Ou apresentá -la com quantidades e valores imcompátiveis com o período e tipo de tratamento.
Com esses procedimentos , os hospitais ficam em vantagem manifestamente excessiva, perante o consumidor e violam o direito à informação, contrariando o Código de Defesa do Consumidor.
Defenda-se
Procure anotar no contrato ou no verso do cheque, no comprovante do cartão de crédito e na nota promissória que discorda daquela cobrança.
Passe uma procuração simples para um parente ou amigo poder reclamar em seu nome no Procon.
Nos três casos, a reclamação é importante, não só para ajudar a resolver o seu caso pessoal, mas também para que o Procon possa multar o Hospital por prática abusiva.
É mais seguro solicitar o cancelamento do celular pós-paga por escrito
Serve e-mail, fax, carta com Aviso de Recebimento (AR) ou via protocolada na própria empresa.
Guarde o comprovante do pedido encaminhado à empresa.
Se optar por cancelar sua linha pelo telefone, anote data, horário, nome do atendente e número do atendimento .
Peça que lhe enviem um comprovante da rescisão contratual.
Se esse comprovante não chegar em prazo razoável, envie novo pedido por escrito, citando em detalhes a primeira solicitação feita por telefone
Com essa provas em mãos , será mais fácil comprovar o erro da empresa caso ela não acate seu pedido de desistência e continue a cobrar o serviço
As ligações feitas até a data do pedido de cancelamento e não incluídas na última conta são devidas e serão cobradas posteriormente. O mesmo ocorre com as chamadas efetuadas fora da área de concessão da operadora (roaming), que podem ser cobradas até 90 dias depois.
Se o pagamento era feito mediante débito em conta corrente ou pelo cartão de crédito, não se esqueça de cancelá -los para evitar pagamentos indevidos. Faça isso o quanto antes, pois esse procedimento não é imediato.
O celular pré-pago é desligado automaticamente quando o cliente fica cinco meses sem adquirir novos créditos.
Se o consumidor não conseguir resolver o problema diretamente com a prestadora de serviço, deve reclamar ao Procon ou, ainda, ao Juizado Especial Cível