Iniciativa gratuita valoriza a produção audiovisual e fortalece a indústria criativa local
A programação da 2ª Mostra de Cinema de Betim avança, na próxima semana, com a abertura das sessões de longas, curtas e documentários, além do seminário “Betim Indústria Criativa - Desafios e Caminhos Possíveis”, marcado para a terça-feira (25), a partir das 17h, no Monte Carmo Shopping. Todas as atividades são gratuitas.
Com curadoria 100% feminina, a mostra apresenta mais de 30 filmes - entre longas e curtas, de ficção, documentário e animação -, reunindo diferentes estilos, narrativas e linguagens. As sessões acontecem de 26 a 30 de novembro, no Instituto Ramacrisna e na sala de cinema do Monte Carmo Shopping. A programação completa pode ser conferida em: https://itfilmes.com.br/mostrabetim/.
No dia 26, a sede do Instituto Ramacrisna recebe uma ação de intercâmbio com colaboradores favorecendo trocas de experiências e diálogo sobre o fazer audiovisual. Na mesma data, haverá ainda uma sessão especial de curtas produzidos no âmbito do polo audiovisual da Zona da Mata Mineira.
A iniciativa é idealizada pela cineasta e jornalista Elizabete Martins Campos e busca atuar como um catalisador para o presente e o futuro da indústria criativa local, além de destacar a diversidade e a potência do cinema brasileiro.
Entre os destaques desta edição estão filmes inéditos, como “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente, e “Um dia antes de todos os outros”, de Valentina Homem e Fernanda Bond; além de produções premiadas e recém-lançadas, como o cotado ao Oscar “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça, vencedor do Urso de Prata em Berlim; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Manas”, de Marianna Brennand; e sucessos infantis como “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, de Fernando Fraiha, em homenagem aos 90 anos de Maurício de Sousa, e “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu.
A mostra também abre espaço para talentos de Betim, com o lançamento de dois curtas realizados por alunos das oficinas formativas do evento e a exibição dos documentários “Celso Moretti - Favela Negra”, de Sebastian Gómez; “Solitude”, de Miguel dos Anjos e Elizabete Martins Campos; “Histórias que o Povo Conta: O Samba em Betim”, de Roberto Vinícius e Rafael Aquino; além das ficções “Mãe D’ouro”, de Maick Hannder, e “Fia”, da cineasta Pris Garcia.
O dia 26 também reserva duas sessões especiais em homenagem aos músicos mineiros Lô Borges e Milton Nascimento, com os longas “Nada Será Como Antes”, de Ana Rieper, e “Milton Bituca Nascimento”, de Flávia Moraes.
Já o filme “Otelo, O Grande”, de Lucas H. Rossi, integra a “Sessão Especial: Igualdade Racial”, dentro das ações do Mês da Consciência Negra, em parceria com o programa “Novembro Étnico-Racial”, da Superintendência de Igualdade Racial da Prefeitura de Betim.
A 2ª Mostra de Cinema de Betim é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio e apoio de diversas instituições, incluindo a Prefeitura de Betim.









