A Prefeitura de Betim publicou, nesta terça-feira (6), o resultado final dos 67 projetos que foram aprovados no edital 2025 da Lei Noemi Gontijo, conforme os critérios, requisitos e pontuações estabelecidos no certame. A relação completa dos projetos selecionados foi publicada na edição nº 3311 do Órgão Oficial do Município e pode ser consultada pelo link: https://www.betim.mg.gov.br/portal/diario-oficial/ver/3939
A partir da divulgação do resultado, os proponentes contemplados deverão apresentar o Termo de Execução Cultural (Anexo VI), disponível em https://www.betim.mg.gov.br/portal/diario-oficial/ver/3873 devidamente assinado, no prazo de até três dias úteis contados da publicação. A entrega deve ser feita das 8h30 às 16h30, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na rua Pará de Minas, 640, bairro Brasiléia.
Neste ano, o edital disponibiliza cerca de R$ 3,1 milhões para financiamento de projetos culturais. Puderam participar pessoas físicas ou jurídicas maiores de 18 anos, residentes ou sediadas em Betim há, no mínimo, 12 meses, com comprovação de atuação artística, cultural ou técnica de pelo menos 24 meses na área do projeto. Ao todo, 178 projetos se inscreveram para concorrer aos recursos do mecanismo de fomento, que contempla 12 áreas artístico-culturais previstas no edital: artes cênicas, artes circenses, artes visuais, artesanato, audiovisual, dança, música, estudos e pesquisas, folclore e culturas populares, publicações, multimídia, além de concursos e festivais.
“A Lei Noemi Gontijo cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à cultura em Betim, ao estimular a produção artística, a circulação de bens e serviços culturais e a valorização da diversidade de expressões do município. O edital também contribui para a formação, a qualificação e a preservação da memória e das tradições coletivas, ao mesmo tempo em que fortalece a economia criativa local. Trata-se de um instrumento estratégico de fomento cultural, que oferece aos artistas e profissionais da área condições concretas para desenvolverem seus projetos e ampliarem o alcance da cultura junto à população”, ressalta o secretário municipal de Cultura (interino), Thiago Flores.









