A cidade se prepara para receber, neste sábado (7) e domingo (8), o CarnaBetim 2026, pré-carnaval oficial do município. A festa, que terá início do cortejo dos blocos às 10h, promete transformar a Rua do Rosário em um grande palco a céu aberto, reunindo cores, sons e muita animação com a programação de 26 blocos carnavalescos, além de atrações e serviços voltados a públicos de todas as idades.
Além dos desfiles, o CarnaBetim contará com um sistema de avaliação dos 21 blocos tradicionais que irão se deslocar pelo circuito. A pontuação máxima será de cem pontos, considerando critérios como o cumprimento de horário, com maior pontuação para quem desfilar dentro do tempo previsto e pontuações reduzidas em caso de atrasos, a estrutura do bloco, que inclui a presença de bateria com no mínimo 20 integrantes e a organização de pelo menos três alas, além da identidade visual, com estandarte visível, nome do bloco claramente identificado e identidade perceptível ao público. Também será avaliada a apresentação musical durante o percurso, observando se a bateria toca durante todo o desfile e se mantém ritmo contínuo e organizado, bem como a capacidade de mobilização e interação com o público, variando de baixo a alto engajamento. O comportamento do bloco em relação ao espaço público também será analisado, levando em conta a alegria dos integrantes, a ausência de conflitos durante o desfile e a inovação apresentada. Os cinco blocos com maior pontuação final estarão automaticamente classificados para o Pré-Carnaval de Betim 2027. Em caso de empate, serão adotados, nesta ordem, os critérios de estrutura mínima do bloco, formação musical e ritmo e cumprimento do horário. A avaliação será realizada pela Comissão de Avaliação do Carnaval (CAC).
Para garantir o cumprimento das normas do decreto e assegurar a proteção de trabalhadores e foliões, o CarnaBetim contará com operações especiais da Guarda Municipal e Polícia Militar. Durante os dois dias de festa, haverá segurança reforçada, com agentes da Guarda Municipal no circuito interno e externo e atuação da Polícia Militar no perímetro externo do evento. Um ponto fixo de atendimento permitirá que os foliões acionem os agentes em caso de furto, roubo, assédio, importunação ou qualquer outra intercorrência. O evento também contará com o Ônibus Guardião, equipado com sistema de videomonitoramento em tempo real e guardas embarcados, garantindo resposta rápida a eventuais situações. A corporação estruturou ainda ações estratégicas sigilosas para ampliar a proteção, especialmente das mulheres, em todo o raio do circuito do CarnaBetim.
O clima de festa virá acompanhado de ações de conscientização. A Prefeitura de Betim promoverá campanhas contra o assédio e a violência sexual, contra o racismo, sobre a prevenção de doenças infecciosas, especialmente as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e de combate ao trabalho infantil, em ações multissetoriais envolvendo diferentes áreas do município. Os guardas municipais que atuam no circuito da Rua do Rosário, em especial os efetivos da Patrulha de Proteção à Mulher (PPM), orientarão o público sobre o que caracteriza o assédio e suas diferentes formas de manifestação. Também serão distribuídos materiais informativos produzidos especialmente para o evento com orientações e contatos da rede de apoio à mulher vítima de assédio e violência sexual com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social, pela Casa Jackeline e combate ao preconceito pela Superintendência de Igualdade. A Ouvidoria da Prefeitura de Betim também marcará presença com um estande para receber sugestões, reclamações e denúncias dos foliões.
A programação contará ainda com a participação da Corte Momesca eleita em 2025, que fará a recepção dos blocos que desfilam nos dois dias de festa. As crianças também terão espaço garantido na folia. A Praça São Cristóvão será palco do CarnaKids, com apresentações dos blocos infantis Fraldinha do Avesso, às 10h, e Bloquinho Morangomelo, às 11h, além de apresentações circenses com a Escola de Circo Iee. No domingo (8), a folia também será espaço de inclusão com a sala sensorial que será montada, das 9h às 12h, na Biblioteca Pública Leonor Aguiar Batista, voltado para as crianças. Esse público também terá um momento de acolhida e diversão, das 9h às 10h, na Praça São Cristóvão. O evento contará ainda com o caminhão da Rádio Liberdade.
Na área da saúde, o Vacimóvel estará disponível durante o CarnaBetim para ofertar vacinas de rotina do Calendário Vacinal e a vacina contra a Covid-19. A imunização contra a Covid-19 é destinada a pessoas com 12 anos ou mais pertencentes aos grupos prioritários, como imunocomprometidos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, além de trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, moradores e funcionários de instituições de longa permanência e servidores do sistema prisional. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacinação, e os profissionais da unidade móvel aplicarão os imunizantes que estiverem em atraso ou dentro do prazo de aplicação.
“O CarnaBetim conta com uma organização cada vez mais estruturada dos blocos e com a criação da Liga Carnavalesca, a eleição da Corte Momesca, que amplia o diálogo, a representatividade e a construção coletiva da festa. O pré-carnaval se consolida como uma das principais celebrações da região, promovendo lazer e cultura e, ao mesmo tempo, movimentando a economia local, com geração de empregos e fortalecimento do comércio e do setor de serviços. A proposta é manter uma festa animada, segura e democrática, aberta a pessoas de todas as idades e que valorize a diversidade presente no carnaval brasileiro”, destaca o secretário municipal de Cultura (interino), Thiago Flores.
Programação
Sábado (7)
-
10h - Bloco Me Encontra
-
11h - Bloco Perereca na Pimenta
-
12h - Bloco Tu com Tudo
-
13h - Bloco Batuque Coletivo
-
14h - Bloco Nosso Projeto Incentivo
-
15h - Bloco Intervalo
-
16h - Bloco Unidos da Dona Antônia
-
17h - Bloco Afoxé Balaio Geral
-
18h - Bloco Sogoró
-
19h - Bloco Hope
-
20h - Bloco Faraó
-
21h - Bloco Baladeiros de Betim
Domingo (8)
Praça São Cristóvão
Rua do Rosário
• 10h - Bloco Morangomelo
• 11h - Samba de Roda Entre Amigos
• 12h - Bloco Óleo de Peroba
• 13h - Bloco Pegada da Onça
• 14h - Bloco dos Cornetas
• 15h - Bloco Cueca do Avesso
• 16h - Bloco Uaixé
• 17h - Bloco do Vini
• 18h - Bloco 10organizados
• 19h - Bloco G10 Favelas
• 20h - Bloco Malagueta
• 21h - Bloco da Diversidade - Bate o Leque