Com objetivo de dar transparência, a Prefeitura de Betim divulgou, nesta quinta-feira (6), a relação dos 294 projetos inscritos para concorrer ao edital da Lei Noemi Gontijo 2025. A listagem, publicada no Órgão Oficial do município (disponível neste
link), reúne as propostas culturais que agora passam para as próximas etapas de análise técnica e documental, conforme as diretrizes do edital.
O edital referente ao exercício de 2025 foi oficialmente publicado no último dia 29 de setembro e está disponível no link
https://tinyurl.com/rnr5a75m, juntamente com seus anexos.
As etapas do edital consistem em avaliação da documentação, divulgação da lista de classificados e desclassificados, prazo para recursos, lista de aprovados e o resultado final com os contemplados para assinar o termo de execução. Neste ano, o montante total disponível para financiamento é de R$ 3,2 milhões, valor que deve contemplar cerca de 65 projetos culturais em diferentes áreas: artes cênicas, circenses, visuais, artesanato, audiovisual, dança, música, estudos e pesquisas, folclore e culturas populares, publicações, multimídia, concursos e festivais.
Podem participar pessoas físicas ou jurídicas maiores de 18 anos, residentes ou sediadas em Betim há pelo menos 12 meses e que comprovem atuação artística, cultural ou técnica de, no mínimo, 24 meses na área do projeto.
Para o presidente da Comissão de Avaliação e Seleção (CAS), Gilbert Diniz, a divulgação dos inscritos reforça o compromisso da gestão com a transparência de cada etapa do processo.
“A divulgação de todas as etapas do processo é fundamental para garantir a transparência e o acesso igualitário à informação. Como tudo é publicado no Órgão Oficial, os artistas podem acompanhar cada fase - desde as notas e valores atribuídos até eventuais pendências ou prazos para recurso. Isso assegura que todos tenham as mesmas oportunidades de acompanhar e participar. Além disso, ficamos muito satisfeitos com a adesão nesta edição: foram quase 300 projetos inscritos, um número que superou nossas expectativas e demonstra o quanto a classe artística está engajada”, destacou Diniz.