A Prefeitura de Betim promoveu nesta quinta-feira (6) a cerimônia de lançamento do Código de Ética Profissional - Um Pacto pela Integridade. O documento, foi publicado no Órgão Oficial do Município em 30 de outubro, por meio do decreto nº 51.496/2025, e tem como objetivo orientar a conduta de todos os servidores públicos da administração direta e indireta de Betim, reforçando valores que norteiam a gestão pública, como integridade, honestidade, respeito, impessoalidade e responsabilidade social. A iniciativa integra as comemorações da Semana Internacional do Compliance e da Ética, celebrada entre os dias 1º e 7 de novembro.
O Código de Ética Profissional reúne diretrizes que fortalecem a cultura da integridade na administração pública e reforçam o compromisso dos servidores com a sociedade. Entre os principais pontos, destaca-se o princípio da legalidade, que determina que toda atuação do agente público deve estar em conformidade com o ordenamento jurídico, sempre guiada por condutas íntegras e transparentes.
O documento também enfatiza o princípio da moralidade, orientando que o servidor atue não apenas dentro da lei, mas com base em valores éticos como boa-fé, lealdade, honestidade, decoro e respeito - atitudes que expressam a integridade no serviço público. O código reafirma, ainda, o dever de cada agente público de manter uma postura íntegra e responsável, pautada na ética, na legalidade e na moralidade, contribuindo para o fortalecimento da integridade institucional e da confiança da população na administração municipal.
Para marcar a cerimônia, a gestão municipal promoveu uma palestra ministrada pelo promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Mauro Brandão, sobre ética e integridade. Durante a apresentação, ele fez uma reconstrução histórica sobre do termo Compliance (que vem do inglês to comply, e significa "cumprir" ou "estar em conformidade), e citou os avanços promovidos desde a sua criação.
A Secretaria Municipal de Compliance
Instituída em 2025 por meio do decreto nº 48.631, de 4 de junho de 2025, a secretaria é responsável por fortalecer a ética, a integridade e a transparência na gestão pública. A secretaria atua no acompanhamento do uso dos recursos públicos e do cumprimento das metas do governo.
Entre suas atribuições, previstas na Lei Municipal nº 7.810/2025, estão a supervisão das áreas contábil, financeira e patrimonial, a realização de auditorias preventivas e corretivas, e a manutenção de canais de denúncia. A Secretaria de Compliance tem como diretrizes o acolhimento, a integridade e a transparência e coordena o sistema de controle interno do município, acompanha o uso dos recursos públicos e o cumprimento das metas de administração.
De acordo com o prefeito Heron Guimarães, o lançamento do primeiro Código de Ética de Betim representa um marco na consolidação da cultura de integridade na administração pública municipal. Ele ainda ressalta que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a ética, a transparência e a eficiência na condução dos recursos públicos.
“O Código de Ética de Betim marca um novo rumo na gestão municipal. Estamos fortalecendo nossos mecanismos de controle e garantindo que cada investimento público se traduza em benefícios concretos para a cidade. Betim mostra que tem capacidade de prevenir riscos e transformar controle em governança. A ética, a transparência e a eficiência podem e devem caminhar lado a lado, sem que isso signifique policiamento, mas sim prevenção e responsabilidade”, destaca Guimarães.