Ação que compõe as atividades do Agosto Lilás ocorre nesta quinta-feira (28), a partir das 7h, no Terminal Rodoviário Metropolitano de Betim
A Prefeitura de Betim realiza, nesta quinta-feira (28), uma blitz educativa no Terminal Metropolitano, ao lado da rodoviária, integra as atividades da campanha Agosto Lilás – movimento nacional instituído pela Lei Federal nº 14.448, de 9 de setembro de 2022, que tem como objetivo conscientizar e combater a violência contra a mulher. A mobilização, que acontece entre às 7h e 9h, será voltada à prevenção do assédio contra mulheres no transporte coletivo da cidade.
A iniciativa busca fortalecer a cultura de prevenção e de proteção à integridade das pessoas, incentivando a construção de um ambiente mais seguro e respeitoso para todas e todos que utilizam o transporte público em Betim. Além disso, a blitz pretende estimular a mudança de comportamento, ampliar o acesso à informação e encorajar as denúncias de assédio, reforçando que este tipo de violência não deve ser tolerado em nenhum espaço.
Com o tema “Ponto final: aqui, o assédio não tem lugar”, equipes da ação distribuirão panfletos nos ônibus do transporte convencional e de baixa capacidade, contendo os canais de denúncia disponíveis, como o telefone 153 da Guarda Municipal, o número da Ouvidoria da Mulher de Betim (3512-4983) e da rede de atendimento especializada do município. Cartazes com a campanha também foram fixados em ônibus e micro-ônibus que circulam pela cidade.
A ação é promovida pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Secretaria Municipal de Compliance, em parceria com a Guarda Municipal – por meio da Patrulha de Proteção à Mulher –, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Superintendência da Mulher), agentes de trânsito da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.