A Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal (UAA), localizada no Shopping Monte Carmo, foi ampliada recentemente e já colhe resultados muito significativos. Em menos de duas semanas, mais de 100 perícias médicas foram realizadas, contemplando especialidades essenciais como neurologia, psiquiatria, medicina do trabalho, clínica geral e ortopedia.
Contando com uma estrutura moderna, equipada para diversas especialidades médicas, a UAA de Betim está agilizando a resolução de processos judiciais federais que dependem da realização de exames periciais para sua tramitação, especialmente nas ações que envolvem benefícios previdenciários e assistenciais. A perícia médica judicial constitui uma etapa essencial, uma vez que é através dela que se comprova o direito necessário à obtenção dos benefícios pleiteados pela população.
Os peritos são nomeados pelos juízes federais e passam por um criterioso processo de seleção, que inclui análise de currículos, cursos de capacitação e validação técnica da qualificação profissional. Isso garante precisão nas avaliações e segurança jurídica para as decisões, permitindo agilizar diagnósticos e garantindo maior dignidade aos jurisdicionados.
O perito psiquiatra da Justiça Federal, Pedro Cunha, falou sobre a importância da perícia no decorrer do processo judicial. "A perícia médica judicial é uma importante etapa dos processos, porque oferecem a oportunidade de uma avaliação técnica e imparcial das partes por médicos especialistas e assim auxiliam tecnicamente as decisões judiciais."
Dentre os serviços mais procurados destacam-se as orientações jurídicas gratuitas para cidadãos e advogados, com foco nas competências da Justiça Federal. A Advogada, Gleisiana Gouveia, elogiou o trabalho e a atenção prestadas pela equipe da Unidade de atendimento de Betim. "Estive na UAA para checar alguns procedimentos e fui muito bem atendida. O novo local ficou sensacional, bem estruturado."
Visando ampliar o acesso à informação sobre os serviços prestados pela UAA serão realizadas palestras e campanhas informativas dentro do próximo mês para advogados e cidadãos. Além disso, está prevista a capacitação de profissionais da área da Assistência Social, com o objetivo de prepará-los para orientar as pessoas atendidas de forma clara e segura sobre como acessar seus direitos junto à Justiça Federal.