14 FEV 2023
Betim investe em tecnologia para inclusão e acessibilidade

Betim deu, nesta semana, um grande passo rumo à promoção da acessibilidade. Depois de adquirir, no fim do ano passado, sete dispositivos de leitura artificial - que transformam textos em áudio e, assim, possibilitam às pessoas com deficiência visual acesso à informação -, o município iniciou, nessa segunda-feira (13), um treinamento de capacitação do uso e manuseio dos equipamentos. O objetivo é qualificar os servidores da Biblioteca Municipal Leonor Aguiar Batista para orientar corretamente os usuários, proporcionando a eles uma melhor experiência. A iniciativa é fruto de parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Arte e Cultura.

No primeiro dia da capacitação, o presidente da Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caapd), Marcel Medeiros, apresentou aos servidores o dispositivo “OrCam MyEye”, desenvolvido com tecnologia israelense, que transforma textos em áudios. Foi realizada a demonstração das várias funcionalidades do dispositivo, como a leitura de textos e o reconhecimento facial e de cores. “Mesmo sendo o mais avançado instrumento de inteligência artificial para cegos e pessoas com deficiência visual, o equipamento permite uso extremamente simples e funcional, permitindo total autonomia ao usuário/leitor. Basta apontar o dedo para a área destinada à leitura. O sensor ótico captura a imagem e, por meio de inteligência artificial, converte as informações instantaneamente em áudio, que é executado por um pequeno alto-falante localizado acima do ouvido”, detalha Marcel.

A vice-prefeita e secretária interina de Assistência Social, Cleusa Lara, ressalta que a prefeitura está sempre buscando novos recursos para atender e promover inclusão e acessibilidade à população com deficiência. “Descobrimos, por meio da Caapd, esse dispositivo que permitirá às pessoas com qualquer tipo de deficiência visual o acesso, além de mais interação e praticidade nos serviços oferecidos nos espaços voltados para o aprendizado e a cultura. É uma grande conquista possibilitada por emenda parlamentar e que representa passos cada vez mais sólidos para uma cidade, de fato, inclusiva, que é o que buscamos”.

Duas unidades do dispositivo serão encaminhadas para a biblioteca Leonor Aguiar Batista. Também serão destinados dois exemplares para o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo e mais dois para a Casa da Cultura Josephina Bento. O Centro de Memória e Ação em Hanseníase Luiz Veganim, na Colônia Santa Isabel, também será contemplado com um aparelho.

O secretário municipal de Arte e Cultura, Ubiratan Santana, explica que para que o dispositivo seja utilizado nos museus e na Casa da Cultura, já está sendo implantado um planejamento museológico em Betim, que, dentre tantas ações de reformulação dos espaços museais, também prevê a acessibilidade das pessoas com deficiência. “Além do treinamento pessoal, é necessário que os objetos expostos e até mesmo o próprio prédio e suas salas estejam devidamente sinalizados e identificados com placas explicativas para permitir a leitura artificial e possibilitar às pessoas com deficiência visual o acesso ao nosso patrimônio histórico e cultural”.