14 FEV 2023
Betim promove campanha de prevenção das ISTs para o Carnaval

Conscientização para uma folia segura. Esse é o objetivo da Prefeitura de Betim, que, ao longo desta semana que antecede o feriado de Carnaval, está promovendo em toda a rede municipal de saúde uma campanha de prevenção às  Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).  O intuito é orientar a população que vai curtir a festa sobre a importância do uso do preservativo para a prática do sexo seguro.  A campanha inclui blitze educativas, palestras, aconselhamento individualizado, realização de testes rápidos, além da distribuição de preservativos. As ações vão até o próximo sábado (18), em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas ​(Sepadi). Confira a programação abaixo.

Segundo a referência técnica do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, Yara Drumond, as ações de prevenção e orientação da população são intensificadas no período que antecede o Carnaval, mas são realizadas ao longo de todo o ano. “Nossa rede de saúde oferece aconselhamento para a prevenção das doenças, a realização do teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição gratuita de preservativos. Os tratamentos das infecções também são realizados pelo SUS”.

Programação Campanha de Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) Carnaval 2023

Unidade de Saúde Data/ Local/ Atividade

Capelinha/CAIC

rua Nova York, 90, bairro Capelinha

Dias 14, 15 e 16/02, a partir das 8h
Realização de teste rápido, orientação sobre prevenção e distribuição de preservativos

Dia 16/02, das 14h30 às 15h30
Blitz educativa, oferecendo panfletos informativos e preservativos.
Local: avenida Nova York em frente ao Caic

Nossa Senhora de Fátima

rua Tietê, 370, bairro N. Sra. de Fátima

De 13 a 17/02
Sala de espera com discussão sobre prevenção das IST/Aids e entrega de folheto informativo e preservativos.

Nova Baden

rua Acaiaca, 81, bairro Nova Baden

Dia 16/02, às 8h
Blitz com distribuição de panfletos e preservativos
Local: av.  Juiz Marco Túlio Isaac, nº 9.285.

Dia 17/02, às 8h
Blitz com distribuição de panfletos e preservativos
Local: av.  Tapajós - em frente ao nº 2.634.

Palestras em sala de espera e disponibilização, oferta e incentivo à  realização de testes rápidos de ISTs,  distribuição de material informativo e de preservativos.

Teresópolis

rua Dulce Brandão, 52, bairro Teresópolis

Dia 16/02, às 10h e às 15h30
Blitz educativa com distribuição de material educativo e preservativos, divulgação da realização de testagem de ISTs na UBS Teresópolis.
Local: avenida Belo Horizonte, em frente à  Escola Estadual Teotônio Vilela

Trincheira

rua Benevides Caetano da Silveira, 951, bairro Charneca

De 13 a 18/02, das 9h às 16h
Realização de testes rápidos de HIV, hepatite B e C e sífilis

Dia 15/02, das 14h às 16h
Roda de Conversa sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis com os médicos Igor, Ana e Cristiane.

Dia 18/02, das 9h às 11hs e das 14h às 16h
Saúde em movimento: blitz educativa, com distribuição de preservativos em parceria com a Polícia Militar.
Local: rua Serginho, esquina com rua Castro Alves (ao lado da E. M.Vereador Rafael Barbizan)

Realização de testes rápidos, distribuição de preservativos  e panfletos.

Vila Bemge

rua Guaturana, 200, bairro Jardim Teresópolis

De 13/02 a 17/02
Distribuição de material informativo e preservativos, realização de testes rápidos de ISTs, atendimento diário, acolhimento, consultas e orientações relacionadas às ISTs.
Local: na UBS e na avenida Belo Horizonte, esquina com  rua Braúnas, em frente à  padaria Cinco Estrelas.

Dia 17/02, das 9h às 11h
Blitz da Saúde com orientação sobre as  ISTs e uso de preservativos.
Local: rotatória do Jardim Teresópolis - avenida Belo Horizonte, esquina com  rua Braúnas, em frente à  padaria Cinco Estrelas.

Vila Recreio

rua Imperatriz, 11, bairro Vila Recreio

Dia 17/02/2023, das 8h às 11h
Grupo de orientação sobre IST no acolhimento na recepção. Mobilização na rua conscientizando da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, oferecendo preservativos, teste rápido de IST na UBS.

SEPADI

avenida. Juiz Marco Tulio Isaac, 1500, Chácara

Roda de Conversa sobre IST/Aids e teste rápido de sífilis e de HIV.
Local: Centro POP, rua  Romualda Augusta de Melo, 264, Centro.

Dia 16/02, das 8h às 11h
Teste rápido de sífilis e HIV Local: Centro POP, rua  Romualda Augusta de Melo, 264, Centro.

Colônia
rua Alan Kardec, 5, Colônia Santa Isabel

17/02, às 10h
Blitz da prevenção com orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis
Local:  rua Olavo Bilac, 87, Colônia Santa Isabel.

Laranjeiras
rua Panamá, 210, Laranjeiras

De 13/2 a 17/02
Sala de espera com discussão sobre prevenção das ISTs/Aids e entrega de folheto informativo e de preservativos.