17 JAN 2023
Prefeitura de Betim disponibiliza as guias do IPTU na próxima semana

As guias estarão disponíveis para pagamento a partir de 23 de janeiro; quitação em cota única oferece desconto de 8%

A Prefeitura de Betim disponibilizará a consulta dos valores e a impressão das guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 para pagamento a partir do próximo dia 23. Quem optar pelo pagamento em cota única, com prazo de vencimento até o dia 23 de fevereiro, terá desconto de 8%. Em duas parcelas iguais, o desconto será de 6%, sendo o primeiro vencimento no dia 23/2 e o segundo em 20/4.

Aqueles que optarem por parcelar em seis vezes iguais não terão desconto. Neste caso, o prazo para pagamento inicia-se em 20 de março, com o último vencimento em 21 de agosto. Cada parcela deve ter valor mínimo de R$50.

Para consultar os valores e as taxas, o contribuinte poderá acessar o site da Prefeitura de Betim: https://www.betim.mg.gov.br e clicar no item ‘Portal do Contribuinte’ na página principal. Em caso de dúvidas e questionamento sobre os valores, o prazo determinado para impugnação do lançamento do IPTU encerra-se em 22 de fevereiro, com atendimento presencial na Superintendência de Receitas, das 9h às 17h, no Centro Administrativo.

A Prefeitura de Betim reitera que necessita dos recursos financeiros advindos dos repasses legais e de receitas próprias para continuar executando obras de infraestrutura, garantir a prestação dos serviços públicos de saúde, educação, saneamento, dentre outros, para proporcionar melhor qualidade de vida à população betinense.

O tributo municipal tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de um bem imóvel localizado em zona urbana ou de expansão urbana. Na cobrança da guia estão vinculados o valor da Taxa de Serviço de Saneamento e da Taxa do Serviço de Conservação de Vias e de Logradouros Públicos.