17 NOV 2022
CULTURA
Betim recebe a Série BH Instrumental; com show do Trio Corrente, abertura com o Clube do Jazz da cidade e atividades formativas

A Série BH Instrumental chega à Betim com apresentações nos dias 24, 25 e 26 de novembro, para apresentar o melhor da música instrumental nacional. A programação começa com três ações formativas abordando vertentes do gênero e se encerra com o show do Trio Corrente (SP), vencedor de um Grammy Award e um Grammy Latino, no dia 26 às 20h. Na abertura haverá um pocket show do Clube do Jazz de Betim, ambos, no Teatro Municipal de Betim. Os ingressos serão gratuitos, mediante troca solidária.

O Trio Corrente, destaque desta edição, possui uma carreira consagrada e é formado por Fábio Torres (piano), Paulo Paulelli (baixo) e Edu Ribeiro (bateria). O grupo traz em seu repertório clássicos da MPB e um intenso trabalho autoral, além de espaço para a criação momentânea e improviso característico do jazz.

Na apresentação, o trio propõe um passeio aos últimos trabalhos desenvolvidos durante a pandemia, em comemoração aos 20 anos do Trio Corrente, que traz clássicos do Clube da Esquina, como “Travessia”, do choro com “Flor Amorosa” e a música nordestina “Feira de Mangaio”. No repertório do show também constam duas músicas próprias, inclusive, inéditas, e uma leitura em homenagem aos grandes autores mineiros, como Milton Nascimento e Toninho Horta, adaptando essas melodias à concepção livre e jazzística do grupo.

Escalado para abrir a noite, o Clube do Jazz de Betim, criado a partir da iniciativa do baterista Paulinho Serafim em unir amigos apaixonados pelo jazz e pela música brasileira, irá apresentar canções do jazz, bossa nova e MPB. O grupo tem o objetivo de ampliar a circulação dos artistas regionais do gênero na cidade, e para a apresentação especial de abertura, estará formado por Gustavo Figueiredo (Piano), Hugo Silva (baixo), Elias Santos (guitarra) e por seu idealizador Paulinho Serafim (bateria).

Além dos shows, a edição de novembro da Série BH Instrumental, em Betim, realizará três ações formativas, unidas por uma linha de apresentação de gêneros musicais “Do Choro ao Jazz”, com a participação de grandes defensores dos estilos. O Grupo Toca de Tatu destacará o “O Choro no Contemporâneo”, no dia 24 de novembro às 20h; o Quarteto do saxofonista Breno Mendonça abordará “O Samba-Jazz”, no dia 25, às 20h; e o Trio Corrente desdobrará “O Jazz Brasileiro” e sua execução em trio, no dia 26, às 14h.

As ações formativas serão realizadas na Casa de Cultura Josephina Bento com emissão antecipada dos ingressos, gratuitos, pela plataforma Sympla.

Sobre a Série BH Instrumental

Realizado pela “Veredas Produções”, há mais de 15 anos, com idealização de Rose Pidner, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música popular instrumental. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para o gênero e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos.

O projeto conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e em Betim conta também com o copatrocínio do Grupo Sada, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Nesta edição, tem o apoio da Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult).

Confira a programação completa:

SÉRIE BH INSTRUMENTAL EDIÇÃO BETIM: DO CHORO AO JAZZ

24/11
Aula-show: “O Choro Contemporâneo”, com o grupo Toca de Tatu

25/11
Espetáculo: “Músicas e Histórias: Samba Jazz”, com Breno Mendonça Quarteto e Mário Alves

26/11
Workshop: “O Jazz Brasileiro”, com Trio Corrente

Show: Trio Corrente – abertura com o Clube de Jazz Betim
Local: Teatro Municipal Prefeito Newton Amaral Franco

Ingressos:

A programação é inteiramente gratuita, mediante troca solidária, e os ingressos antecipados poderão ser retirados a partir do dia 18/11, exclusivamente pela plataforma Sympla: www.sympla.com.br/veredasproducoes

Nos dias do evento, ingressos poderão ser retirados também nos locais de cada atividade, sendo: a partir de meia hora antes de cada programação prevista para a Casa de Cultura; para o show do Trio Corrente + Clube do Jazz de Betim, no dia 26, a partir das 18h (duas horas antes), na bilheteria do Teatro Municipal de Betim; ambos sujeitos a limitação da capacidade dos espaços.