No próximo sábado (19), a Prefeitura de Betim realizará uma ação especial de saúde para a população imigrante residente no município. As atividades, que fazem parte das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, serão realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bandeirinhas, das 9h às 17h. Promovida pelo Comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade no Município de Betim, a ação é aberta a todos os imigrantes moradores da cidade.
Ao longo do dia, os participantes serão encaminhados para realizar o cadastro no sistema do SUS e receberão orientações sobre o funcionamento dos serviços de saúde e como acessá-los. Serão dadas orientações sobre saúde e prevenção de doenças, saúde bucal e, também, atualizada a situação vacinal tanto de crianças como de adultos.
Especificamente para as mulheres, serão realizadas rodas de conversa sobre cuidados pré-natal, saúde sexual e reprodutiva, além de formas de violência contra a mulher. Elas poderão fazer exames de mama e de colo de útero, além de testes rápidos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
Os homens poderão participar de atividades de incentivo aos cuidados da saúde de forma integral, na prevenção do câncer de próstata e de doenças crônicas não transmissíveis. Eles também receberão orientações sobre saúde sexual e reprodutiva e poderão fazer testes rápidos para as IST’s.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Fernanda Oliveira, esta ação é de suma importância, pois viabiliza o cuidado e assistência integral à população imigrante. “Nosso objetivo é criar estratégias, como essa ação de sábado, para identificar pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, como os imigrantes, e garantir e qualificar a elas o acesso integral aos serviços na nossa rede de atenção à saúde,” afirmou.
Comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade no Município de Betim
Criado em agosto de 2022, pelo decreto nº 43.494, o Comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade no Município de Betim tem o objetivo de discutir e promover estratégias para a implantação de políticas públicas voltadas para a redução das barreiras de acesso integral aos serviços de saúde das populações em situação de maior vulnerabilidade: população do campo, florestas e águas; população em situação de rua; população cigana; população LGBT; população negra; população de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa; população migrante, refugiada e apátrida.