Entre música, arte e memória, a Colônia Santa Isabel se transforma, de 20 a 25 de janeiro, em um espaço de reflexão e celebração da vida. Em sua 32ª edição, o Concerto Contra o Preconceito convida o público a reviver a história da comunidade, valorizar a cultura local e reforçar a luta contra o estigma ainda associado à hanseníase.
A iniciativa, que já integra o calendário cultural e social de Betim, é um importante espaço de preservação da memória e promoção dos direitos humanos, destacando a importância da inclusão e do combate à discriminação.
Criado para resgatar um período marcante da história local, o Concerto relembra que, entre as décadas de 1920 e 1980, a Colônia Santa Isabel abrigou pessoas acometidas pela hanseníase, quando a doença ainda era cercada por estigmas e não havia tratamento eficaz. Hoje, o evento reafirma o compromisso com a conscientização da população, lembrando que a hanseníase tem cura e tratamento gratuito desde os anos 1980, e que o preconceito ainda precisa ser enfrentado de forma contínua.
Com o objetivo de aproximar as novas gerações da história da Colônia, incentivar o cuidado com a saúde e promover a inclusão social, a programação do Concerto Contra o Preconceito será diversificada e aberta à comunidade. Estão previstas ações educativas, como blitz de conscientização com o grupo Trupe Para Todos, formado por servidores da Prefeitura de Betim com expressão artística e corporal, além da roda de capoeira, apresentações culturais e shows musicais, incluindo a tradicional Noite Gospel.
Durante a programação, será entregue também a Medalha Frei Francisco Van Der Poel (Frei Chico), instituída pela Câmara Municipal de Betim. A honraria reconhece personalidades e instituições que se destacam na luta contra o estigma e o preconceito relacionados à hanseníase, fortalecendo ações de inclusão, respeito e dignidade humana.
O 32º Concerto Contra o Preconceito é uma realização da Prefeitura de Betim, em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) - núcleo Betim, e com a Associação Comunitária de Moradores da Colônia Santa Isabel.
Para o secretário municipal de Cultura, Thiago Flores, o evento tem um significado simbólico e social profundo. “O Concerto Contra o Preconceito é um momento extremamente importante para a nossa comunidade. Ele reforça o enfrentamento à discriminação associada à hanseníase, relembra um período fundamental da história de Betim e é sempre muito aguardado, porque envolve diretamente os moradores e valoriza a participação de muitos artistas locais”, destaca o secretário.
Confira a programação já confirmada:
20/01 - Terça-feira
Local: Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganin
9h – Visita guiada do Conselho Consultivo do Patrimônio aos principais pontos da Colônia Santa Isabel
19h – Teatro do Grupo Akauan com a peça “Santa Colônia”
20h – Lançamento do livro Pequenos Sertões do autor Berzé
21/01 - Quarta-feira
Local: Câmara Municipal de Betim
19h – Comenda Frei Chico
22/01 - Quinta-feira
Local: Praça Frei Edgard Groot – Colônia Santa Isabel
Noite Gospel, a partir das 18h, shows com: Banda Gratidão, João Eduardo, Erivelton, Grupo de Louvor COGD, Dadá e Raízes da Adoração
23/01 - Sexta-feira
Local: em frente à avenida Governador Valadares, 115, Centro.
9h - Blitz Trupe Para Todos
Noite do Rock
Local: Praça Frei Edgard Groot – Colônia Santa Isabel
19h30 – Banda U2 Go Home
21h30 – Orquestra Ramacrisna (clássicos do rock nacionais e internacionais)
24/01 - Sábado
Local: Praça Frei Edgard Groot – Colônia Santa Isabel
19h – Tony
20h – Lucas Barbosa
22h – Sambô
25/01 - Domingo
Local: Praça Frei Edgard Groot – Colônia Santa Isabel
8h – Missa na Paróquia Santa Isabel (matriz)
14h30 – Roda de Capoeira com o Grupo Resistência
16h - Apresentação Artística do Instituto Dia
16h20 – Apresentação da Guarda Mirim
17h – Apresentação Balé Clícia Lizzi
17h30 – Gravação do clipe da cantora Glaucia Mel
18h – Bloco Cueca do Avesso
20h – Show do Bloco da Calixto









