Dando continuidade à programação do Novembro Étnico-Racial promovido pela Prefeitura de Betim, iniciativa da Secretaria Geral, por meio da Superintendência de Igualdade, o município realiza neste sábado (8), o 2º Encontro das Casas de Matriz Afro. O evento será realizado na Casa da Cultura Josephina Bento, a partir das 12h, será aberto ao público e terá como objetivo fortalecer o diálogo inter-religioso e valorizar os saberes ancestrais, o encontro contará com palestras, apresentações culturais e o lançamento do projeto “Atrium da Resistência”, que simboliza a luta e a resistência do povo preto.
A programação inclui duas palestras centrais, que abordam os direitos e garantias dos povos de terreiros e o enfrentamento à intolerância religiosa. As falas serão conduzidas pelas advogadas Dra. Isabella Dario Makota Bandjalé, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/MG, e Dra. Williana Pimenta, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/Subseção Barro Preto.
Durante o evento, acontecerá a entrega da escultura em gesso em formato de mão, peça que representa a força e a união dos povos de matriz africana, a dez artistas locais, que irão personalizá-la com cores, símbolos e traços da identidade afro-brasileira.
Para a superintendente de Igualdade, Iracema Assis, o evento é uma celebração da resistência e um espaço de diálogo necessário: “Esse segundo encontro marca o fortalecimento e a visibilidade dos povos de matriz afro. É uma reunião ecumênica para discutir direitos e políticas voltadas para garantias de respeito e dignidade. É de extrema relevância discutir a realidade do nosso povo dentro do município”, destacou.
Dario Makota Bandjalé
18h – Encerramento do evento
Local: Casa da Cultura Josephina Bento – Betim
Entrada gratuita