Betim foi destaque nacional no Diálogo Público Minas Gerais - Encontro de Ideias e Soluções, evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), realizado na manhã desta terça-feira (7), em Belo Horizonte. O congresso reuniu gestores e técnicos de todo o estado para debater soluções inovadoras e práticas de eficiência na administração pública.
Convidada a representar o município, a secretária municipal de Educação, Marilene Pimenta, apresentou o modelo adotado por Betim na conclusão de obras educacionais e na expansão da rede de ensino infantil, experiência que chamou a atenção dos organizadores e do público presente.
Durante o evento, que teve como um dos temas centrais a retomada de obras paradas na educação básica, Marilene compartilhou o trabalho de gestão realizado em Betim, que transformou canteiros de obras em creches modernas, seguras e acessíveis. Desde 2017, a Prefeitura de Betim já inaugurou 19 creches com modelo padrão em diferentes regiões da cidade, garantindo mais acesso à educação infantil e conforto para as famílias. A experiência foi construída de forma integrada entre o município, o Governo Federal e a iniciativa privada, com planejamento, transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.
“Betim se tornou uma referência nacional em gestão educacional e em execução de obras públicas. Cada creche entregue representa o compromisso de garantir às nossas crianças um futuro digno e cheio de oportunidades. É fruto de um trabalho coletivo, iniciado no governo do ex-prefeito Vittorio Medioli e que seguimos ampliando com o prefeito Heron Guimarães, com foco na transparência e na qualidade da educação”, destacou a secretária Marilene Pimenta.
No último sábado (4), Betim entregou mais uma creche, no bairro Brasileia, ampliando em quase 400 novas vagas a oferta de educação infantil. Ainda está em construção a unidade do bairro Teresópolis, que dará continuidade a esse legado de expansão e cuidado com a primeira infância.