A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou, na última terça-feira (2), a 1ª Culminância do Projeto Caminhos para a Igualdade, reunindo profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Clube Atlético Rodoviário, na região central da cidade. O encontro apresentou as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo deste ano a partir da disciplina obrigatória “África e Povos Originários na Educação de Betim”, instituída por decreto municipal como política pública permanente.
A culminância integra o processo de implementação da disciplina, criada para fortalecer o ensino da história e da cultura afro-brasileira, indígena, quilombola e cigana na rede municipal, conforme as diretrizes das Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08. Em 2025, todas as unidades - escolas, centros infantis e creches parceiras - passaram a trabalhar semanalmente os conteúdos do projeto, alcançando mais de 50 mil estudantes.
Durante o encontro, diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos, pedagogos e professores compartilharam registros, experiências e soluções construídas ao longo do ano letivo. As atividades envolveram abordagens interdisciplinares, produções culturais e práticas que fortaleceram o senso de identidade e pertencimento dos alunos.
“Este é um passo dentro de um processo contínuo. A culminância mostra o quanto a rede avançou na aplicação da nova disciplina, mas, acima de tudo, reforça nosso compromisso de seguir fortalecendo esse trabalho em 2026. A educação igualitária é uma construção permanente”, afirmou a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.
O projeto utiliza o material didático “Griô Educacional”, que oferece uma abordagem interdisciplinar com conteúdos de linguagem e história. Para apoiar a implementação, a prefeitura promoveu formação continuada para cerca de 2 mil profissionais da educação, com palestras de sensibilização, oficinas temáticas e estudo das práticas propostas.