Teve início nesta última sexta-feira (22), em Betim, as aulas presenciais do curso Nós na Rede, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz Brasília, que conta com a participação de 60 profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Betim. A formação, que começou de forma online na segunda-feira (18), vai qualificar o atendimento em saúde mental, ampliando a capacidade das equipes para acolher e cuidar de pessoas em sofrimento psíquico, em uso prejudicial de álcool e outras drogas ou em conflito com a lei.
Com carga horária de 120 horas, a oferta combina atividades online e presenciais e deve reorganizar práticas de cuidado, incentivar iniciativas inovadoras e promover maior inserção social dos usuários. Na prática, a população de Betim será beneficiada com atendimentos mais humanizados, estratégias de redução de danos e fortalecimento do cuidado em liberdade, princípios centrais da reforma psiquiátrica e da Política Nacional de Saúde Mental.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana, a participação no projeto representa um avanço importante para o município: “Ao investir na qualificação dos nossos profissionais, ampliamos a capacidade de resposta da rede e garantimos um atendimento mais próximo, respeitoso e efetivo às pessoas que precisam de cuidado em saúde mental. A formação fortalece as equipes e, sobretudo, oferece à população a segurança de que será acolhida com dignidade e tratamento adequado.”
A primeira etapa presencial do curso foi realizada na Faculdade Anhanguera (Avenida JK, 229, Centro) e marcou o início das atividades, que seguem com conteúdos online pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Com essa adesão, Betim se integra ao movimento nacional que deve alcançar mais de 42 mil trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, fortalecendo o SUS e garantindo que a saúde mental seja tratada como prioridade.