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Notícias
ABR
04
04 ABR 2025
CULTURA
Betim recebe dois projetos contemplados por leis federais de incentivo à cultura neste sábado (5)
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Betim recebe, neste sábado (5), dois projetos beneficiados por leis federais de incentivo à cultura: a apresentação teatral “Singular ou Plural”, contemplada em 2024 pela Lei Aldir Blanc. A peça, produzida pela “Questão Z Cia Cênica", será encenada às 19h, na sede do “Grupatum” (rua Espanha, 810, Ingá). Já às 19h30, na Praça Milton Campos, ocorre a pré-estreia do documentário "O Que Aprendo? Encontros com a Pedagogia de Noemi Gontijo”,  contemplado pela Lei Paulo Gustavo em 2023. 
 
A peça “Singular ou Plural” é dedicada ao dramaturgo Robson José dos Santos, que foi um ativista da cultura betinense, e dramaturgo da “Questão Z Cia Cênica”. Ele faleceu durante a pandemia, mas sua obra ainda segue alimentando a companhia com leituras, filmes e poesias. A trama representa a solidão humana em diferentes cenários, alternando entre lugares como uma empresa e um quarto de casa, mostrando que o isolamento pode ocorrer em vários contextos.
 
O espetáculo foi criado de forma colaborativa e conta com as atuações de Cida Ambrósio e Rodrigo Duarte, que vivenciam a solidão presente em seus personagens de maneira singular e também plural. A obra, que faz uma reflexão sobre o isolamento, tem dramaturgia assinada por Clóvis Domingos.
 
Já o documentário "O Que Aprendo? Encontros com a Pedagogia de Noemi Gontijo", dirigido por Suzelita Meirelles, convida o público a refletir sobre a educação e a construção do saber de forma responsável e inclusiva. O longa-metragem traz relatos de funcionários e ex-alunos da instituição Salão do Encontro, que compartilham como a metodologia da fundadora da instituição influenciou a vida pessoal e profissional dos entrevistados.
 
Produzido entre 2023 e 2024, o documentário explora as vivências nas oficinas de aprendizagem, recriando a jornada dos ex-alunos. O documentário tem como fio condutor trechos de um depoimento de Noemi Gontijo gravado em 2000 para a TV Horizonte. 


 
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