A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue empenhada em garantir assistência à população indígena da etnia Warao, originária da Venezuela, que vive na Ocupação Terra Mãe, no bairro PTB. Desde junho de 2024, equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campos Elíseos, com apoio da Diretoria Operacional de Saúde (Diop), vêm realizando visitas regulares ao território, promovendo atendimento qualificado e humanizado.
As ações já estão alcançando resultados positivos. Até o momento, 87 pessoas de 16 núcleos familiares foram cadastradas para atendimento na rede pública de saúde. As estratégias de aproximação já estão refletindo, também, em atendimentos na UBS por demanda espontânea, com indígenas buscando assistência para diversas necessidades.
A vacinação dos indígenas tem sido uma prioridade da Secretaria de Saúde. Com apoio do Vacimóvel, que já esteve na ocupação por três vezes, foram aplicadas 186 doses de vacinas. Entre elas, 29 doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), 17 da pentavalente, 23 contra a covid-19 e 12 de poliomielite injetável. Especificamente para a proteção contra a coqueluche, foram aplicadas 20 doses.
Durante as visitas à comunidade, a equipe da UBS Campos Elíseos tem oferecido atendimento médico e de enfermagem, além de tratamento para algumas doenças, com a distribuição de medicamentos, para minimizar os riscos imediatos à saúde. Os profissionais orientam os indígenas sobre o funcionamento da rede pública de saúde e os serviços disponíveis para cada necessidade. Cartazes e panfletos informativos têm sido distribuídos para sensibilizar a população local sobre a chegada dos Warao e a importância do acolhimento e cuidado com essa comunidade.
A resistência em aceitar o atendimento dos profissionais de saúde e a barreira da comunicação, uma vez que muitos indígenas falam apenas seu dialeto, têm sido superadas com o apoio de lideranças da comunidade Warao. Esses intermediadores auxiliam no atendimento de crianças, mulheres, gestantes, puérperas e idosos, facilitando a compreensão e aceitação dos serviços de saúde.
“A Prefeitura de Betim reafirma seu compromisso com a saúde da população indígena Warao e da comunidade da Ocupação Terra Mãe. Todas as unidades de saúde seguem de portas abertas para acolher essa população e prestar o atendimento necessário. O plano de ações estratégicas para 2025 continua sendo fortalecido, garantindo um cuidado contínuo, humanizado e respeitoso, alinhado às necessidades e especificidades dessa comunidade”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.