Exaltar e conscientizar a população sobre a importância da cultura afro-brasileira. Este é o objetivo do projeto “Afrosuas II”, realizado, neste mês, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Citrolândia. O evento, que marca a conclusão da segunda edição da iniciativa, ocorre na próxima segunda-feira (27), às 9h, na própria unidade, que fica na rua Aracajú, 146, bairro Citrolândia. O evento é aberto ao público.
O projeto, que teve a primeira edição realizada em novembro de 2022, tem o intuito de promover a cultura afro-brasileira, além de incentivar o empoderamento da população negra por meio de oficinas, rodas de conversa e atividades lúdicas com a temática étnico-racial.
O evento desenvolvido pela unidade conta com a participação especial dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da unidade; de participantes da ONG Menina Dança - projeto social que atua na acolhimento e prevenção da exploração e do abuso sexual, por meio de oficinas artísticas; e do “Fica Vivo!”, programa articulado entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público, o Poder Judiciário e órgãos municipais de segurança pública.
O evento visa apresentar os trabalhos manuais desenvolvidos pelos usuários da unidade em alusão ao mês dedicado à Consciência Negra. Haverá ainda uma apresentação da ONG Menina Dança; batalha de rimas com oficineiros do “Fica Vivo!”; apresentações musicais do violeiro Euzébio e da cantora Rosilene Lima; além da confecção de tranças e turbantes, desfile e outras atividades.
“É de extrema importância a criação de ações temáticas pelas unidades dos Cras no município que incentivem o autodesenvolvimento dos usuários, o fortalecimento de vínculos e a promoção da cultura. Essa ação em especial busca promover uma conscientização sobre a questão racial, além de exaltar a riqueza da cultura afro-brasileira e suas expressões”, explica a coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rita Brito.